Notícias | 26 de setembro de 2005 | Fonte: Agência Câmara

CCJ aprova obrigatoriedade de seguro para poluidor

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou nessa quarta-feira o Projeto de Lei 2313/03, da Comissão de Legislação Participativa, que prevê a contratação obrigatória de seguro por empresas ou atividades potencialmente poluidoras. A medida foi sugerida pela Associação Total dos Indivíduos da Terra Unidos em Defesa da Ecologia (Atitude), com sede no Rio de Janeiro.

O projeto inclui na lista de seguros obrigatórios o de responsabilidade civil do poluidor, que dará cobertura a pessoas e ecossistemas atingidos por danos causados pela degradação ambiental em zonas urbanas ou rurais.

De acordo com a proposta, os danos pessoais serão compensados com indenizações por morte, invalidez, assistência médica e suplementar. Já os danos ambientais serão cobertos por indenizações proporcionais aos prejuízos causados pela exploração depredatória ou por acidentes. O valor do prêmio do seguro será calculado pelo Instituto de Resseguros do Brasil.

Instrumento útil
Para o relator da proposta, deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), a criação do seguro de responsabilidade civil por poluição será um instrumento útil para a implementação da Política Nacional do Meio Ambiente.

O parlamentar lembra ainda que vários países já têm o seguro e que sua aplicação, além de assegurar os recursos para a reparação do dano, levará as companhias seguradoras a estarem atentos para que seus segurados não incidam em comportamentos lesivos ao meio-ambiente.

Tramitação
O projeto segue para análise das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado no Plenário.

Reportagem – Cristiane Bernardes
Edição – Maria Clarice Dias

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN