Notícias | 22 de maio de 2020 | Fonte: Icatu Seguros

Cautela e visão de longo prazo são apostas de gestores em live realizada pela Icatu nesta quinta-feira, 21

A live realizada nesta quinta-feira, 21, pela Icatu Seguros, reuniu os gestores Breno Guerbatin, da Studio e Ney Miyamoto, da Alaska, em um bate-papo sobre fundos de ações em previdência, dicas para os investidores e as visões dos especialistas sobre o cenário atual. 

Para Ney, sócio fundador da Alaska, as altas de taxas de juros do país afastaram as pessoas da renda variável durante muito tempo, mas no último ano esse cenário mudou. “Quem investe para construir patrimônio tem que considerar ativos de verdade, então se você pensa em longo prazo, não tem como excluir investimentos em ações”, explica o gestor. 

Obviamente essa dica vem acompanhada de prudência – é importante ter uma reserva de emergência antes de começar a investir na bolsa, mantendo também investimentos em renda fixa – e paciência, que é a grande virtude do investidor. Sobre como a Alaska vem navegando nos mares turbulentos dos últimos meses, Ney ressalta a importância de acompanhar de perto os negócios escolhidos pela gestora. “Monitoramos cada empresa, como está o caixa, o perfil da dívida e assim mantemos a convicção que estamos em um bom negócio“, afirma. 

A Alaska manteve a mesma alocação nos fundos previdenciários que possui com a Icatu, o Alaska 70, que conta com 30% em caixa investido em LFTs e o Alaska 100, este 100% em ações. Com a crise, a gestora precisou rever seus investimentos, mas sem decisões bruscas, aumentando a aposta em empresas como Magazine Luiza e na Cogna, antiga Kroton. Seguindo o mantra de aproveitar boas oportunidades em um cenário negativo, a gestora acrescentou dois novos papéis ao seu portfólio. “São empresas que sempre admiramos, mas achávamos caras. Quando surgiu uma boa oportunidade, conseguimos aproveitar”, explica Ney. 

Breno, sócio fundador da Studio, destacou a importância da análise entre preço e longo prazo, muito mais eficaz do que previsões sobre o fim da crise, para a tomada correta de decisões no momento atual. “Se a ideia é ganhar dinheiro na bolsa em poucos dias, realmente o investidor vai precisar de respostas urgentes que ainda não existem. Mas se eu consigo olhar os investimentos específicos nas companhias, com o potencial de geração de resultado que aquele negócio tem pelos próximos 10 anos, não faz diferença acertar se o lockdown vai acabar em junho ou julho, por exemplo, pois essa variação vai representar muito pouco do negócio”, diz Breno. 

A Studio conta com o fundo previdenciário Studio Icatu, 100% alocado em equities, que combina investimentos em empresas brasileiras listadas no exterior, como Stone, Mercado Livre e XP e também alocação dentro da carteira de Brasil

Embora os gestores não cravem previsões e evitem fazer projeções para o futuro, uma coisa é certa: para quem pensa a longo prazo, o cenário não é desesperador, mas pede cautela e resiliência. “O investimento é um aprendizado. É preciso buscar a geração de patrimônio de maneira sólida, sem movimentos arriscados, que parecem excitantes mas podem botar tudo a perder”, conclui Ney. 

As lives da Icatu são realizadas semanalmente, sempre às quintas-feiras, com gestoras parceiras da companhia, levando informação sobre investimentos no cenário atual para clientes, corretores e parceiros. Para conferir todo o conteúdo, basta acessar o canal da seguradora no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCVyRx2WhYj1nfFc-BEtjBKw

 

____________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN