Notícias | 27 de novembro de 2019 | Fonte: Estradas

Case de combate às fraudes da seguradora líder é finalista do CNseg 2019

Modelo apresentado é fruto de parceria entre as áreas de Prevenção e Combate à Fraude, TI e Jurídico Criminal

Na última semana, o projeto “Novo modelo de Prevenção e Combate à Fraude” da Seguradora Líder foi escolhido como um dos finalistas do Prêmio de Inovação em Seguros da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), edição 2019, na categoria “Processos e Tecnologia”.

De acordo com a Seguradora Líder, o case apresentado é uma parceria entre as áreas de Prevenção e Combate à Fraude, TI e Jurídico Criminal, que tem acumulado expressivos resultados no trabalho de defesa do Seguro DPVAT de quadrilhas especializadas em tentar fraudar esse importante instrumento de proteção social.

 Desde 2017, as estratégias da Seguradora Líder para prevenir, detectar e investigar tentativas de fraudes ao Seguro DPVAT acumulam resultados expressivos. O uso de tecnologia tem sido o grande aliado neste trabalho. Todos os pedidos de indenização do Seguro DPVAT recebem monitoramento contínuo, sendo avaliados por softwares de inteligência artificial, que contêm ferramentas de filtros sistêmicos de ocorrências suspeitas.
Ainda conforme informações da empresas, os casos considerados merecedores de apuração mais detalhada são enviados, ainda, para uma equipe que investiga in loco a ocorrência. Quando a Seguradora Líder identifica uma irregularidade, uma notícia-crime é encaminhada aos órgãos competentes.
A Seguradora Líder diz que somente no ano passado, foram 11.898 detecções de pedidos irregulares, com perdas evitadas de mais de R$ 69,6 milhões. Essas ações proativas da Companhia também resultaram em 39 sentenças condenatórias, 62 condenados, 33 cancelamentos, suspensões ou cassações de registros em órgãos de classe e 23 prisões em todo o Brasil e Exterior.
“Ser finalista só reforça a transformação que a Seguradora Líder vem fazendo em relação ao combate às fraudes. Esse novo modelo implantado, também permite que a gente atenda o nosso beneficiário de forma ainda mais humanizada, além de colaborar para que as indenizações sejam pagas com mais rapidez”, compartilhou Mariza Trancho, Superintendente de Prevenção e Combate à Fraude.

A defesa oral junto a Comissão Julgadora para a decisão dos vencedores acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro, e contará com a presença dos autores e coautores dos 5 melhores projetos em cada categoria. O anúncio final será em 19 de dezembro, em cerimônia no Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN