Notícias | 30 de agosto de 2005 | Fonte: O Estado de S.Paulo

Carros são depenados em pátio da CET

Até seguranças do local, de uma empresa terceirizada, já foram pegos com peças de carros guinchados

Daniel Gonzales

O motorista que tiver o carro guinchado corre o risco de achá-lo depenado no pátio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na Avenida Alcântara Machado, zona leste. No lugar, embaixo de um viaduto, centenas de carros com poucos anos de uso estão sem pneus, faróis, bancos, capôs e até motores.

Na sexta-feira, o Jornal da Tarde flagrou um homem que não era funcionário da CET retirando peças de um veículo no pátio. Ele saiu correndo quando percebeu que estava sendo fotografado. No dia 10, a polícia prendeu ali três homens – dois deles seguranças de uma empresa contratada pela CET – desmontando os carros.

Para retirar veículos guinchados, os donos têm de quitar dívidas com multas e licenciamento. Também é preciso pagar diárias pela permanência e os custos do guincho, num prazo de até 90 dias da apreensão. Sem recursos, muita gente dá o carro por perdido, o que estimula a ação dos ladrões de peças.

O aposentado Francisco Silva, pai do dono de uma Ford Ranger que está no pátio desde 2003, diz que a picape estava em condições perfeitas de uso quando foi apreendida. `Meu filho vendeu a picape e o outro dono não a transferiu para o nome dele.` O filho pediu a apreensão da Ranger, que tinha muitas multas. `Mas estava inteira.` Hoje ela está sem pneus nem retrovisores. Faltam uma lanterna e peças do motor.

Procurada, a CET limitou-se a informar que já houve assaltos no pátio. Um flagrante ocorreu no dia 10, quando dois seguranças e um homem carregando um maçarico foram presos com peças dos veículos. Segundo o delegado Baldomero Cortada Neto, do 8º Distrito (Brás), os seguranças faziam parte de um esquema de revenda clandestina das peças. `Eles disseram que recebiam de R$ 90,00 a R$ 100,00 por dia para permitir a ação dos assaltantes.`

Segundo o advogado Cyro Vidal, a Prefeitura tem o dever de manter os veículos no estado em que foram apreendidos. `Se algum proprietário encontrar seu bem depenado e provar isso, cabe ação reparatória de danos contra a Prefeitura.`

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN