Notícias | 20 de março de 2017 | Fonte: CNseg

Canal seguro: presidente do BNDES fala sobre o papel do seguro no desenvolvimento econômico e social do país

Data: 11/08/2011    Editoria: Novo Portal Valor Reporter: Mariane Goldberg Local: Rio de Janeiro, RJ Pauta: Fotos para o Novo Portal Valor - Novo Site Setor: Finaceiro Personagem: Predio do BNDES na Avenida Chile, 100 Tags: Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Solcial,  edificio,  financiamento Fotos: Leo Pinheiro/ValorEm entrevista exclusiva, Maria Silvia Bastos Marques diz que atividade seguradora passa por toda a economia e destaca importância do banco como financiador na área de infraestrutura

O “CNseg – o canal seguro” exibe nesta segunda-feira uma entrevista exclusiva com a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, sobre a importância do setor de seguros no desenvolvimento econômico e social do país, que, segundo ela, é “enorme”. “Quando olhamos os países desenvolvidos, vemos o peso do mercado segurador e vemos que no Brasil ainda há uma penetração baixa do mercado de seguros. Portanto, o potencial que nós temos é muito grande”, diz Maria Silvia. “A atividade seguradora passa por toda a economia, por todos os setores.”

Para a presidente do BNDES, um papel essencial da instituição, por se tratar de um banco com recursos públicos, “é financiar projetos que tenham benefícios sociais que sejam maiores que os benefícios privados”. Ela destacou a importância do banco na área de infraestrutura, em meio às concessões e PPPs (parcerias público-privadas) propiciadas pelo Programa de Parcerias de Investimento (PPI) do governo federal, como agente financiador na concessão de rodovias, aeroportos e distribuidoras de energia, entre outros.

Maria Silvia falou ainda da participação do BNDES nos Estados, em PPPs na área de saneamento. “Nós todos sabemos a carência que existe no país de infra-estrutura em saneamento e no seu impacto adverso sobre qualidade de vida, saúde, produtividade das crianças na escola, dos adultos no trabalho. Então essa agenda social vai além da agenda econômica, embora a agenda econômica também seja muito importante.” De acordo com ela, o BNDES está iniciando também uma agenda com os municípios, principalmente com as capitais. “Mas pretendemos estender depois também para municípios de grande porte, que é uma agenda de iluminação pública e resíduos sólidos, que complementa a questão do saneamento.”

Para Maria Silvia, é importante que o setor segurador “caminhe junto” com o BNDES. “Temos tido um contato regular, através das minhas diretorias, mas eu queria dar um pouco de senso de urgência também a esse movimento”. “Nós temos todos que andar rápido”, diz. “Estamos entrando numa nova etapa de crescimento de fato sustentável, temos todas as condições para isso, unindo forças e trabalhando juntos.”

SENACON

Na próxima sexta-feira, o Canal Seguro veiculará entrevista com André Luiz Lopes dos Santos, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor e secretário substituto da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que falará sobre o papel das ouvidorias no relacionamento das empresas com seus clientes. “Nosso papel é estimular as empresas para que o posicionamento das ouvidorias seja cada vez mais pensado dentro dessas estruturas de governança para que o assunto clientes, o assunto consumidor, chegue de fato de modo qualificado à alta gestão das empresas”, afirma.

Segundo ele, as ouvidorias devem ser estimuladas “a ir além do simples papel passivo de buscar soluções pontuais”. “O ouvidor tem que antes de tudo desenvolver o talento de de fato ouvir, para poder assimilar e traduzir aquilo de uma forma que faça sentido dentro da organização. E que ao menos possibilite respostas que façam sentido para o consumidor que procurou aquele canal.”

CNseg – o canal seguro

“CNseg – o canal seguro” é a mais nova iniciativa da CNseg dentro do Programa de Educação em Seguros, que visa ampliar e aprofundar o relacionamento do setor segurador com os consumidores e a sociedade em geral. O canal, veiculado no YouTube, tem a missão de esclarecer a população acerca dos produtos e serviços oferecidos pelo setor de seguros, com uma programação com entrevistas, debates, colunas de especialistas e até uma série, que será lançada em abril.

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