Notícias | 27 de novembro de 2020 | Fonte: Exame

BTG Pactual digital aumenta captação de previdência privada na pandemia

O banco aposta em planos multifundos flexíveis, taxa zero de carregamento e de administração, de acordo com o perfil de investimento, para atrair clientes

No auge da pandemia, entre os meses de março e maio, os resgates de fundos de previdência foram maiores do que as aplicações, apresentando um saldo líquido negativo acumulado de 7,2 bilhões de reais, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Mas a debandada durou pouco tempo. Os meses seguintes já mostraram uma recuperação. Até setembro, o saldo estava positivo em 22,6 bilhões de reais, segundo a entidade.

Para o BTG Pactual digital, o cenário foi outro. O banco digital teve menos de 1% de evasão de recursos na pandemia, e o mês de abril foi o período em que sua seguradora mais captou investimentos em previdência privada durante todo o ano de 2020, com 12% de aumento na carteira.

Gabriel Escabin, head de Previdência do BTG Pactual digital, explica que a empresa não registrou queda significativa nos aportes em previdência, mas, sim, uma movimentação de perfil de investimentos – clientes que deixaram a renda fixa para apostar em renda variável, e vice-versa. “Isso foi possível graças aos produtos da seguradora do banco, que facilitam a mudança, e à gestão eficiente dos investimentos dos clientes, que aplicaram seus recursos de maneira mais inteligente, aproveitando as oportunidades do mercado.”

E o ritmo de captação continua aumentando. Nos últimos quatro meses, o BTG Pactual digital subiu duas posições no ranking de seguradores do mercado. “Isso é resultado do bom trabalho que realizamos para nossos clientes, levando educação financeira, conhecimento sobre produtos e oferecendo gestão de qualidade”, afirma Escabin. “A curadoria do BTG Pactual é o grande diferencial na entrega dos nossos produtos.”

Diferenciais
Entre os atrativos dos planos de previdência privada do BTG Pactual digital, o executivo destaca três diferenciais. O primeiro é que o banco não cobra taxa de carregamento. “Recentemente, os bancos também deixaram de cobrar, mas só para novos clientes, ou seja, os antigos pagam carregamento de entrada ou saída”, conta o executivo. “Esse tipo de taxa é abusivo, pois não contempla o cenário de investimentos que vivemos atualmente.”

A segunda vantagem dos planos do BTG é não segregar a taxa de administração por valor de acesso ao produto. Hoje, as seguradoras cobram taxas proporcionais aos valores investidos – quanto mais o cliente investe, menor é a taxa paga. Isso acaba não sendo interessante para o cliente, por isso o banco cobra a taxa de administração de acordo com o perfil de investimento, de seu risco e do trabalho que ele dá ao gestor para alcançar a métrica.

“Não cobramos para ter um resultado financeiro, mas, sim, pelo valor agregado, para termos esse cliente na casa, assim mantemos uma relação de longo prazo com ele”, diz Escabin.

______________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN