Notícias | 7 de novembro de 2019 | Fonte: Revista Cobertura

Bradesco Seguros promove XIV Fórum da Longevidade: Aprendizagem ao longo da vida

• Com transmissão ao vivo pela internet, palestrantes nacionais e internacionais discutirão aspectos econômicos, educacionais e de saúde

• Pesquisa Longeratividade apresentará dados inéditos sobre a evolução, hábitos e expectativas da população 50+

• Serão conhecidos os vencedores dos Prêmios Longevidade Bradesco Seguros

O Grupo Bradesco Seguros, líder do mercado de seguros no Brasil, realiza na próxima terça-feira, 12 de novembro, em São Paulo, o XIV Fórum da Longevidade Bradesco Seguros, com a presença de especialistas nacionais e internacionais no assunto. Na ocasião, serão anunciados os vencedores da nona edição dos Prêmios Longevidade Bradesco Seguros e apresentados os resultados da nova Pesquisa Longeratividade.

“Os novos contornos da sociedade, resultantes do acelerado crescimento da população longeva, impõem desafios imediatos. As inovações tecnológicas, os avanços da medicina e os novos ambientes de trabalho apontam para um futuro em que o conhecimento terá papel crucial para que o indivíduo se mantenha ativo, participativo e relevante para a sociedade”, destaca o diretor-presidente do Grupo Bradesco Seguros Vinicius Albernaz, explicando a escolha do tema desse ano.

O evento será transmitido ao vivo, a partir das 8h50, pelo UOL, pelo portal Jovem Pan e pelo portal Viva a Longevidade (www.vivaalongevidade.com.br).

Destaques da programação

Com a participação de Alessia Forti, economista da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Christine O’Kelly, professora da Universidade de Dublin, Irlanda, Viviane Mosé, psicanalista e doutora em Filosofia, o painel “Conhecimento” discutirá a importância da aprendizagem permanente em todas as etapas da vida.

“A urgência da aprendizagem permanente” será o tema da palestra de Alessia Forti, que abordará as habilidades necessárias para atender às mudanças no mercado de trabalho. Já Christine O’Kelly falará sobre as oportunidades de aprendizagem na maturidade e da AFU (Age Friendly University), projeto criado por ela e implantado em 42 universidades na Europa, América do Norte e Sudeste Asiático.

O segundo painel do evento, “Planejando a Longevidade”, contará com a presença de Tim Driver, fundador da RetirementJobs.com, que reintroduziu mais de 200 mil profissionais maduros no mercado de trabalho norte-americano. Junto com Driver, participarão do painel a médica geriatra Karla Giacomin, consultora da OMS (Organização Mundial da Saúde), e o economista e professor Marcos Silvestre.

O médico Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil e consultor de longevidade do Grupo Bradesco Seguros mediará os debates. Kalache também falará no início do evento sobre o tema “O Aprendizado ao longo da vida”.

O Fórum terá como mestre de cerimônias a apresentadora Cissa Guimarães, e o apresentador Cid Moreira receberá homenagem como o “Ícone da Longevidade”. Os convidados também poderão participar de uma dinâmica comandada por Gil Sant’anna, especialista em Mindfulness (prática da atenção plena).

Durante a programação, será divulgada com exclusividade a pesquisa Longeratividade. Em sua segunda edição, o estudo realizado pelo Instituto Locomotiva apresentará novos dados sobre a evolução, hábitos e expectativas da população 50+ no Brasil.

Prêmios Longevidade Bradesco Seguros

No decorrer da programação do Fórum, será realizada a entrega dos Prêmios Longevidade Bradesco Seguros, que chegam à sua nona edição. Criados com o objetivo estimular a reflexão sobre o crescente aumento da população longeva no Brasil e no mundo, os Prêmios Longevidade de Jornalismo, Pesquisa e Histórias de Vida premiarão, no total, 18 trabalhos, distribuídos em nove categorias.

Programação – 8h50 às 16h

Abertura

Introdução
Alexandre Kalache – Médico e Gerontólogo, presidente do ILC Brasil
Aprendizado ao longo da vida
Painel Conhecimento
Alessia Forti – Economista da OCDE França
A urgência da aprendizagem permanente
Christine O’Kelly – Doutora em Educação, Dublin University, Irlanda
Criando oportunidades de aprendizagem na maturidade
Viviane Mosé – Filósofa e Escritora
A alegria de ser um eterno aprendiz
Painel Planejando a Longevidade
Dra. Karla Giacomin – Médica Geriatra, UFMG – Minas Gerais
Aprendendo a viver com mais saúde
Marcos Silvestre – Economista e Escritor
Preparando o futuro com mais segurança
Tim Driver – Presidente da Retirement Jobs – EUA
Desafios e competências para os profissionais longevos
Prêmios da Longevidade – Pesquisa e Jornalismo
Momento Bem-Estar
Gil Sant’Anna – Especialista em Mindfulness, UFRJ – Rio de Janeiro
Dinâmica Mindfulness: Buscando o equilíbrio para viver melhor
Prêmios da Longevidade – Histórias de Vida
Pesquisa Longeratividade II
Renato Meirelles – Presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva
Evolução, hábitos e expectativas da população 50+
Ícone da Longevidade
Cid Moreira – O apresentador e locutor que marcou a história da televisão brasileira com sua voz e presença inconfundíveis

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN