Notícias | 4 de setembro de 2003 | Fonte: Valor Econômico

Bradesco Seguros busca popularização

A Bradesco Seguros está se preparando para acompanhar o banco do grupo em sua expansão para o interior. De acordo com o presidente da seguradora, Luiz Carlos Trabuco Cappi, até o fim do ano, a empresa deve estar vendendo seguros de vida e acidentes pessoais em todos os municípios do país, via Banco Postal, nos Correios.
Atualmente, o grupo conta com 189 sucursais e escritórios no país e a parceria de 23,5 mil corretores. Para implementar a estratégia, a diretoria da seguradora já visitou 16 Estados e pretende completar o circuito nas próximas semanas.
Na avaliação do titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep), René Garcia, que participou ontem do lançamento da ouvidoria da Bradesco Seguros, um dos principais entraves para o crescimento do setor hoje são os custos. Ele cita estudos internacionais que mostram que a equiparação desses custos aos verificados no mercado externo poderiam levar o setor a crescer 30% no Brasil.
O superintendente da Susep acha que a criação das ouvidorias – idéia incentivada pela agência – pode levar as seguradoras a reduzirem custos. “A idéia da ouvidoria tem dois impactos importantes no setor. O primeiro é a satisfação do consumidor. Depois, a melhoria da eficiência interna pode ajudar na identificação de gargalos”, explica.
De acordo com Garcia, o objetivo da Susep é promover a criação de câmaras de arbitragem para o setor, mas esse projeto deve ficar para 2004. Este ano será dedicado à criação das ouvidorias, já que os comitês de arbitragem tendem a ser mais eficientes nos grandes contratos de seguro. “A experiência do Chile mostrou que as câmaras de arbitragem para reclamações muito baixas não prosperam. Nesse caso, é preciso subsidiar a atuação”, completa.

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