Os 18 premiados foram escolhidos entre trabalhos provenientes de 20 estados brasileiros.
A nona edição dos Prêmios Longevidade Bradesco Seguros foi uma amostra da crescente atenção que o tema da longevidade vem alcançando no Brasil. Com importantes discussões levadas ao público pela imprensa nacional, estudos de grande relevância para a pesquisa nacional, histórias e fotografias de extrema sensibilidade, os 18 trabalhos premiados foram conhecidos na cerimônia de entrega de prêmios, durante o XIV Fórum da Longevidade, nesta 3ª feira, 12/11.
Este ano, foi registrado recorde de inscrições em todas as edições realizadas nos Prêmios Pesquisa, Jornalismo e Histórias de Vida. “A qualidade dos trabalhos vem demonstrando cada vez mais a profundidade com que o tema da longevidade tem sido abordado”, comenta o Diretor de Marketing da Bradesco Seguros, Alexandre Nogueira.
Por região, houve participação de representantes de 20 estados entre os trabalhos inscritos. “Essa capilaridade mostra que, independentemente das características regionais, a longevidade é um tema de interesse nacional”, conclui Nogueira.
CONFIRA OS TRABALHOS PREMIADOS EM 2019
Prêmio de Jornalismo
Categoria – Jornal Impresso
1º Colocado – Carmem Lúcia Melo de Souza, do Correio Braziliense, com uma série de três matérias sobre os impactos da obesidade na saúde, na qualidade de vida e na expectativa de vida dos indivíduos.
2º Colocado – Leila Cristina de Souza Lima, do jornal Valor Econômico, na reportagem “Envelhecimento rápido impõe novos desafios para o Brasil.
Categoria Revista impressa
1º Colocado – Giuliana Toledo, da Revista Galileu, reportagem de capa “O envelhecimento é uma doença? Tem cura?”
2º Colocado – Joyce Moisés, da Revista AT, do Jornal a Tribuna de Santos, “Os perennials estão entre nós”.
Categoria WEB
1º Colocado – Yuri Alves Fernandes, Projeto #Colabora, “LGBT + 60: Corpos que resistem”
2º Colocado – Marcelle Cristine de Souza, UOL, “Rumo aos 100 anos”
Categoria TV
1º Colocado – Gracielly Bittencourt Machado, TV Brasil, “Quarta idade: a vida depois dos 80”
2º Colocado – Mariana Romão, Jornal da Globo, “Jogo da Previdência: envelhecimento populacional pressiona as contas da seguridade social
Categoria Rádio
1º Colocado – Marcos Andrei Meller, Rádio Peperi, de São Miguel do Oeste, SC, “Viver Mais”
2º Colocado – Géssika Aline Lima da Costa, Rádio Correio AM 1200, de Maceió ,”Veteranos da Vida
Prêmio Histórias de Vida
Categoria Texto
1º Colocado – Eneida Leão Teixeira, “A arte do encontro”
2º Colocado – Élida Ramirez Miranda, “Chico Salvador”
Categoria Fotografia
1º Colocado – Beto Oliveira, “Jovialidade Infinita”
1º Colocado – Cristiano Pereira de Assis, “O sonho de estar aqui”
Prêmio Pesquisa
Geriatria
1º Colocado – Márlon Juliano Romero Aliberti, “Avaliação geriátrica compacta de 10 minutos: desenvolvimento e validação de um instrumento de rastreio multidimensional breve para idosos”.
2º Colocado – Guilherme Cerutti Muller, “Análise da presença da inversão da razão CD4:CD8 em idosos e seu perfil celular e bioquímico”
Gerontologia
1º Colocado – Camila Astolphi Lima, “A queda em idosos: da avaliação ao tratamento pós-queda”, Camila Astolphi Lima.
2º Colocado – Diego Felix Miguel “Processo artístico e terceira idade: oficinas de teatro como estratégia de emancipação da velhice”
Sobre o Grupo Bradesco Seguros
O Grupo Bradesco Seguros, conglomerado segurador da Organização Bradesco, lidera o mercado de seguros brasileiro, com atuação multilinha em âmbito nacional nos segmentos de Seguros, Capitalização e Previdência Complementar Aberta. De janeiro a setembro de 2019, o Grupo Segurador apresentou lucro líquido de R$ 5,53 bilhões, evolução de 20,1% em relação ao registrado no mesmo período de 2018, refletindo a
melhora dos seus principais indicadores de desempenho. As provisões técnicas atingiram cerca de R$ 270 bilhões, correspondentes a aproximadamente 25% do total do mercado segurador, e os ativos financeiros, R$ 306 bilhões. O total pago em indenizações e benefícios foi de R$ 24 bilhões, o que corresponde a R$ 126 milhões por dia útil. O Grupo encerrou os nove primeiros meses de 2019 com cerca de 25% de market share. Há 18 anos consecutivos, o Grupo Bradesco Seguros é apontado como Top of Mind pelo Instituto Data Folha.