Notícias | 13 de novembro de 2017 | Fonte: Grupo Bradesco Seguros

Bradesco Saúde alerta para prevenção ao câncer de próstata no Novembro Azul

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas doNovembro-Azul câncer de pele não-melanoma. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2016, o Brasil registrou total de 61.200 novos casos da doença. Diante da importância de abordar esse tema, durante o Novembro Azul – campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata realizada por diversas entidades no mês de novembro – a Bradesco Saúde alerta para os cuidados que devem ser tomados pelos homens.

“A melhor forma de prevenir-se do câncer de próstata é realizar os exames anuais de detecção da doença, contribuindo também para vencê-la, já que os homens que a descobrem em fase inicial têm de 80% a 90% de chance de cura”, esclarece Flávio Bitter, diretor técnico e de produtos da Bradesco Saúde. O começo da doença geralmente não apresenta sintomas, porém, o crescimento do tumor pode provocar sangramento, obstrução do jato urinário e dor pélvica.

Os métodos mais comuns para identificar alterações na próstata, como inflamação ou câncer, são os exames de sangue do PSA (Antígeno Prostático Específico) e o de toque retal, feito pelo urologista ou proctologista. A recomendação médica é que os exames sejam feitos uma vez por ano a partir dos 50 anos de idade e, para homens com histórico familiar, a partir dos 45.

Existem ainda cuidados que ajudam a evitar a doença, como a prática diária de pelo menos 30 minutos de exercícios físicos, o consumo de tomate e frutas nas refeições – pois esses alimentos têm propriedades que ajudam a evitar o câncer de próstata –, além de evitar o tabagismo e as bebidas alcoólicas. Esses conhecimentos são orientados pela Bradesco Saúde, por meio do Programa Juntos Pela Saúde – conjunto de ações que visam à promoção da saúde e prevenção de doenças da população segurada.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN