Notícias | 4 de fevereiro de 2021 | Fonte: CQCS

Bom desempenho em Seguro auto motiva banco a aumentar base

O jornal Valor Econômico traz a notícia de que a Santander Auto, seguradora do segmento automotivo controlada pelo banco, faturou R$ 100 milhões em prêmios em 2020, no seu primeiro ano de funcionamento. 

Antes do lançamento da Santander Auto, o banco operava em automóveis apenas por meio da sua plataforma AutoCompara. Agora, os produtos da nova seguradora são oferecidos em uma rede de mais de 15 mil lojas e concessionárias que já ofertavam também o financiamento automotivo pelo banco, além do restante do ecossistema de automóveis do grupo, que inclui o Banco Hyundai (joint venture entre o banco espanhol e a montadora sul-coreana), o site Webmotors, entre outros.

Em declaração ao jornal, o CEO da Santander Auto, Denis Ferro, disse que desde o início, o objetivo era quebrar as barreiras existentes para a venda de seguros. “Com nossa base de dados, podemos dispensar o preenchimento daquele tradicional formulário de seguros e cancelar a vistoria complementar. Temos um processo 100% digital. Nosso modelo tem uma assertividade acima de 95% ao escolher a melhor oferta para o cliente”, disse o executivo.

O seguro de motocicletas estava previsto para ser lançado no terceiro trimestre de 2020, mas por conta da pandemia foi antecipado, assim como a proteção para veículos blindados. “Com a pandemia muitas pessoas evitaram o transporte coletivo e optaram por outros meios de locomoção. Nosso faturamento ficou acima do esperado, é uma satisfação muito grande, pois mostra que o modelo é um sucesso, temos flexibilidade para nos adaptar”, destacou Ferro..

Novos produtos estão no forno, incluindo algo na modalidade “pay per use”, mas Denis Ferro explicou ao jornal que o mercado brasileiro ainda tem deficiências muito grandes para chegar nesse nível de sofisticação. “Está mapeado que o maior potencial do Brasil ainda está no básico, nas pessoas entenderem que faz sentido ter seguro automotivo.”

Ferro conta que cerca de 30% dos clientes da Santander Auto nunca tinham adquirido um seguro automotivo antes e que o grande diferencial da companhia é a tecnologia e acessibilidade. Além disso, quando o seguro é embutido no financiamento, o pagamento parece não pesar tanto no bolso do cliente. Uma das vantagens desse modelo é que, como o seguro é quitado na primeira parcela, ainda que o cliente esteja inadimplente com o financiamento, se ele tiver um sinistro poderá contar com a proteção.

No primeiro ano, a Santander Auto emitiu 110 mil apólices e atingiu o “breakeven” após dez meses de operação. Isso sem investir em uma campanha de marketing mais ampla. 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN