Notícias | 18 de junho de 2020 | Fonte: CQCS

BNDES poderá atuar no mercado de seguros

Até o final do ano, o mercado de seguros poderá ter mais uma empresa atuando no ramo de garantia e fiança. Segundo o portal da “IstoéDinheiro”, foi o que anunciou, nesta segunda-feira (15 de junho), o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano.

Sem entrar em muitos detalhes sobre o projeto, ele revelou, em seminário transmitido pela internet, que a instituição atuará como garantidora, com seguros de crédito e de fiança, em operações no mercado de capitais e em investimento em infraestrutura.

Segundo Montezano, haverá, na prática, uma mudança na forma de atuação do BNDES, que sempre operou como provedor de recursos financeiros, dividindo o risco com terceiros, e passará a atuar em operações também como fiador e garantidor.

Ele adiantou ainda que o banco poderá desempenhar o papel de fiador em projetos específicos, seja oferecendo cobertura total ou apenas para algumas etapas.

O objetivo é permitir que o BNDES possa mitigar uma parte dos riscos através do seguro e da fiança.

Entre os riscos que podem ser cobertos ele citou o de construção em grandes projetos de infraestrutura, que costumam ser um dos mais elevados.

Montezano admitiu ainda que a primeira ação pode ocorrer já no mês de julho, com o lançamento do programa emergencial de acesso ao crédito. É possível que o BNDES pode atuar no seguro de crédito.

Segundo ele, dessa forma, o banco começa a quebrar a sua matriz de risco em vários ítens de risco e em vez de atuar como um financiador principal no projeto, ele pode pegar uma matriz de risco, de uma parte do projeto, de uma reserva de liquidez, e prover uma fiança para aquela parte do projeto.

____________________________________________________________________________________

_________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN