Notícias | 6 de agosto de 2021 | Fonte: Decision Report

BMG Seguros aumenta vendas de apólice com implementação de tecnologia

0 comentário

A parceria revolucionou o modelo de negócios da seguradora e sua capacidade de gerar resultados

A TransUnion ofereceu um novo cenário para expansão dos negócios da BMG Seguros, que busca expandir seu portfólio e atingir um novo mercado, e, consequentemente, aumentar as vendas. Após um processo de digitalização por meio da adoção de ferramentas da TransUnion, a empresa obteve sólido crescimento de vendas, graças a um novo produto, o Seguro Garantia – produto voltado ao varejo, que foi responsável por ótimos resultados: a BMG emitiu 5 vezes mais apólices em 2020 do que nos anos anteriores.

Para ampliar seus negócios, a BMG Seguros precisava de agilidade e informações indispensáveis para a tomada de decisão em crédito e risco. “Queríamos seguir um modelo de pulverização de risco e digitalização da plataforma.  Após conversarmos com algumas empresas, entendemos que a TransUnion era o player mais adequado à nossa necessidade. Discutimos o modelo de negócio para identificar junto à TransUnion a solução mais pertinente ao desafio que enfrentávamos e optamos por iniciar com a adoção do Crivo”, conta Sydney Rodrigues, superintendente de tecnologia da BMG.

A plataforma de decisão da TransUnion facilita o acesso a mais de 600 fontes de informações públicas e privadas para automatizar processos. “O nosso fluxo de vendas online de seguros, especialmente na modalidade de seguro garantia, que é o core business da BMG hoje, funciona por meio da solução Crivo como um motor de crédito e poder decisório, que automatiza toda a nossa cadeia de digitalização de seguros na web”, explica Rodrigues.

“Esta ferramenta influenciou decisivamente nos resultados da BMG Seguros. Tivemos essa ideia de entrar em um mercado um pouco mais massificado e antes tínhamos uma atuação muito mais personalizada. Para este modelo pulverizado, precisávamos de automação. Dentro dessa cadeia produtiva entendemos que, quanto à decisão do crédito, era imprescindível um player forte, com conhecimento muito profundo no assunto e que tivesse uma capilaridade de conexões com várias bases do mercado”, destaca.

No início, o desafio era sincronizar com esse novo nicho e disponibilizar emissões de apólice para o cliente final.  E as soluções da TransUnion, com destaque para as plataformas e bases de dados, proporcionam uma nova compreensão do cliente.

“Além disso, a BMG Seguros também agregou outras ferramentas aos seus negócios. Uma delas ajuda a aumentar a eficiência na força de trabalho, automatizando processos e promovendo redução de custos e obtenção de resultados crescentes. A outra ferramenta adotada foi uma plataforma de consulta, que fornece informações rápidas de pessoas ou empresas para a tomada de decisão. Um dos pontos fortes da solução é a agilidade na aprovação de propostas, o que aumenta a produtividade e proporciona segurança nas operações de validação de identidade e processos antifraude”, afirmou Rodrigues.

Insights para descobrir oportunidades na crise e aumento de vendas

Para oferecer novas compreensões, a TransUnion fez um levantamento e identificou as principais tendências no mercado de seguros dos EUA e isto influenciou positivamente nas soluções aplicadas ao mercado brasileiro. “As tendências e insights revelados por esta pesquisa conduzida pela TransUnion no mercado norte-americano são muito relevantes e de interesse da nossa audiência em seguros no Brasil, pois levantam questões importantes e que se aplicam também ao contexto nacional, tais como distribuição por canais digitais e estresse financeiro causado pela queda de renda durante a pandemia”, avalia Rafael Quintana, Head de Seguros da TransUnion Brasil.

Durante o isolamento social devido à COVID-19 os desafios aumentaram e a relação da BMG Seguros com a TransUnion se fortaleceu. A empresa enfrentou situações difíceis e viu a necessidade de fazer reajustes e modificações emergenciais que pudessem ajudar a trazer resultados positivos.

Ao aplicar as novas diretrizes para vender seus produtos, a BMG Seguros ampliou suas perspectivas. A empresa concebeu a ideia de ir para um mercado mais pulverizado, no caso, o mercado de varejo, levando um dos seus produtos de destaque que é o Seguro Garantia. Este seguro oferece ao cliente da BMG a proteção de um eventual prejuízo causado por um descumprimento de contrato e a segurança em processos judiciais e licitações. Dessa forma, garante prazos, valores e outras obrigações contratuais.

Como efeito desse crescimento, a BMG Seguros avalia que a experiência com a TransUnion trouxe uma nova forma de ver seus atuais clientes e de buscar novos consumidores. Isso impactou de forma decisiva e a empresa se posiciona com o propósito de transformar esse mercado de venda de seguros, especialmente no que diz respeito às visões conservadoras, que na verdade engessavam os produtos e os resultados.

A implantação das soluções da TransUnion gerou um balanço acima da média. O superintendente de tecnologia da BMG Seguros destacou o crescimento exponencial do número de emissões de apólices. Até meados de 2019 a empresa emitia uma média de 3.000 a 4.000 apólices por ano. Em 2020, chegou ao recorde de 20 mil apólices e isso só foi possível devido à digitalização dos processos

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: https://www.cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: https://www.cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN