Notícias | 27 de outubro de 2003 | Fonte: Fenaseg

AXA Seguros moderniza sistemas para oferecer serviços via internet

A AXA Seguros concluiu seu projeto de downsizing (substituição de sistemas de grande porte por redes com servidores e microcomputadores). Há menos de um mês o mainframe (equipamento de grande porte), que operava na empresa há 10 anos, foi totalmente desativado. O principal objetivo da reestruturação, segundo a direção da empresa, é baixar o custo de contingência do equipamento, obter escalabilidade, levar os aplicativos para a Web e melhorar a comunicação entre os sistemas. “Todo os sistemas ligados ao core business da AXA estavam no mainframe (equipamento de grande porte) e era cada vez mais complicado realizarmos a comunicação com os sistemas administrativos e financeiros que já estavam na rede de microcomputadores”, diz Mario Gazitua, diretor de planejamento da empresa. Segundo ele, existem na empresa mais de 2.500 programas e 200 rotinas de produção, todos desenvolvidos internamente. “Estamos trazendo tudo o que havia no mainframe para uma mídia mais atualizada”, afirma Luiz Felipe Milagres Guimarães, gerente de TI da empresa e o responsável pelo projeto de migração. O projeto de migração da AXA foi o maior dos últimos anos dentro da empresa. Além do investimento em software e hardware, a empresa inovou na infra-estrutura, em novos links e na segurança dos sistemas. A AXA fez um estudo e pretende obter retorno do investimento em 15 meses. Além da redução dos custos de manutenção dos equipamentos, da melhoria da comunicação e da performance, os clientes poderão, em breve, perceber mudanças no web site da empresa. “Antes havia limitações de volume de dados disponibilizados na Web devido ao uso do mainframe”, afirma o gerente do projeto. Ele lembra que agora tudo será atualizado e os clientes poderão ter informações sobre todas as parcelas pagas, ter acesso a apólices e obter informações de sinistros, por exemplo. Guimarães lembra que, com a performance dos novos sistemas, a carga de trabalho do pessoal de sistemas também foi reduzida. Antes o processamento de toda a rotina diária era realizado das 20 horas até às 6 horas da manhã. Sem contar as rotinas mais pesadas que eram processadas nos finais de semana e que chegavam a levar 40 horas para serem cumpridas. Com o novo ambiente este processamento diário leva em torno de três horas para a execução do mesmo volume de informações e contratos. A empresa que apoiou o processo de migração foi a DTS Latin America – uma das maiores companhias da região em soluções corporativas de software e em consultoria de alta tecnologia.

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