Notícias | 6 de maio de 2022 | Fonte: CQCS I Luana Neiva

Avanço da tecnologia foi um fator para a mudança do Mercado de Seguros

De acordo com informações do site Consumidor Moderno, publicada nesta quinta-feira (5), com a pandemia da covid-19, os hábitos dos consumidores mudaram e com o home office e o surgimento do Pix, as seguradoras passaram a ampliar a apólice de atendimento de forma mais dinâmica. O avanço da tecnologia também foi um fator para a mudança no mercado de seguros. 

Segundo o diretor executivo de operações, tecnologia e sinistros da Tokio Marine, Adilson Lavrador, a forma de trabalho vai se sustentar cada vez mais nesses sistemas, experimentando mudanças irreversíveis em estratégias, prioridades e comunicação. “O novo perfil do consumidor nos faz pensar em como atender a demanda por seguros em um mundo no qual as decisões têm que ser muito rápidas e as informações precisam estar disponíveis a qualquer momento”.

“Desta forma, precisamos estar prontos para o grande desafio de prover soluções, além de ajudar nossos parceiros, os corretores e assessorias, a se prepararem para esse novo público, que quer se comunicar e interagir com seus prestadores de serviços através de canais digitais”, afirmou o executivo.

Pensando nisso, a Tokio Marine passou a utilizar o Pix como uma das opções de pagamento para quitação de parcelas dos seguros auto, residencial, condomínio, empresarial, vida e acidentes pessoais. “Estamos sempre atentos ao desenvolvimento de tecnologias e ferramentas que possam garantir novos negócios e atender cada vez mais as exigências dos consumidores por comodidade, rapidez e segurança”, comentou Adilson Lavrador.

Tendências para as seguradoras no pós-pandemia

Conforme o profissional da Tokio Marine, grande parte das inovações tecnológicas irão impactar as seguradoras diretamente, como inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT), que poderão apoiar as vendas e processos operacionais de pós-venda. Além disso, outra tendência é a facilitação do processo de contratação, com mais agilidade e menos burocracia, com precificação mais precisas, prevenção a fraudes em tempo real e regulação inteligente de sinistros.

“Tempo, criatividade e recursos financeiros são fatores complementares nessa jornada de transformação digital para os negócios de seguros. Cada vez mais, os consumidores demandarão serviços e inovações digitais e precisaremos estar preparados para atendê-los com agilidade de forma híbrida, mesclando o atendimento humano e automatizado sempre que necessário. Isto será um grande diferencial”, contou Adilson Lavrador.

Porém, o executivo ressaltou que um elemento não será substituído pelo canal, que é a distribuição via corretores de seguro, pois os segurados têm confiança e relacionamento com estes profissionais e por isso querem comprar, indiretamente, a proteção do consumidor com essa consultoria. 

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