Notícias | 28 de junho de 2004 | Fonte: Folha de São Paulo

Automóveis são a maior fonte de litígios

O segmento de autos é, entre as modalidades de seguros, o que mais gera reclamações à Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo, diz a economista Dinah Barreto, assistente de direção do órgão. O principal ponto de divergência entre segurados e seguradoras refere-se ao valor da indenização em caso de sinistro. O perfil definido no questionário de avaliação de risco que o segurado preenche para a contratação é motivo freqüente de conflitos, embora a Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg) assegure que apenas 0,1% do total de sinistros avisados se refere a problemas em relação ao perfil.

O advogado Manoel Maria, especializado em seguros, aconselha que, antes de assinar o contrato, o consumidor atente para a descrição correta dos equipamentos e das condições do veículo, para que, em caso de contestação de indenização por parte da seguradora, o cliente possa fazer uma cotação no mercado e apresentá-la à Justiça. “Além disso, qualquer alteração no perfil do bem segurado deve ser comunicada à seguradora, pois pode servir como alegação para não pagar a indenização”, diz o advogado. Isso inclui também a descrição correta de quem vai conduzir o veículo.

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