Notícias | 14 de novembro de 2019 | Fonte: CQCS | Carla Boaventura

Ausência de sinistros no seguro auto pode render descontos

A HDI Seguros concedeu cerca de R$ 250 milhões de desconto a motoristas sem ocorrências registradas

 Ser prudente no trânsito pode se tornar muito lucrativo. Ao não se envolver em sinistros, o segurado ganha bônus, o que pode significar um desconto de até 10% na renovação da apólice.

O benefício depende exclusivamente do motorista para ser conquistado. “Pode acontecer de uma família ter dois carros, cada um com seu próprio seguro, mas ambos estarem no nome de um só motorista. Se um sofrer sinistro e o outro não, o beneficiado será a mesma pessoa, mas será válido para somente um dos contratos”, explica Fábio Leme, Vice-Presidente Técnico da HDI Seguros.

De janeiro até o mês corrente, a HDI concedeu R$ 250 milhões em bônus até mesmo para os segurados que não possuem sinistros em outras companhias.  Um aspecto interessante do bônus é a sua flexibilidade: o direito pertence ao motorista, não à seguradora. Ele tem plena autonomia para aderir ao seguro que considerar mais vantajoso e levar consigo o bônus”, enaltece o executivo.

Leme enfatiza, no entanto, que por mais simples que possa ser um sinistro, é recomendado ao segurado sempre informar à seguradora do ocorrido. “No fim das contas, é uma economia pouco inteligente omitir um sinistro para manter o bônus, pois o veículo, em si, é o bem mais valioso nessa equação”, defende o VP Técnico da HDI Seguros. “Deixar de comunicar uma ocorrência significa não resolver o problema e, no longo prazo, o mercado vai perceber”, avisa.

Ele afirma que o mercado de seguro automotivo brasileiro atingiu grande maturidade, e hoje a expertise do ecossistema segurador para detectar imperfeições mal resolvidas de casco, e até mecânicas, é significativa. “Recomendamos sempre a comunicação do sinistro, até por conta da robustez da tecnologia que se tem à disposição para avaliar os veículos. Na HDI, já estamos até testando soluções baseadas em reconhecimento facial, que aplicadas às superfícies dos carros, nos mostram a real situação de pequenos amassados ou reparos improvisados”, afirma Fábio Leme. 

A frota segurada pela HDI Seguros registrou crescimento de 3,5% no ramo automotivo até agosto de 2019, o dado mais recente disponível. 

____________________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN