Notícias | 23 de janeiro de 2018 | Fonte: Fenacor via Jornal Dia a Dia

Aumenta a demanda pelos seguros inusitados

Imprevistos sempre acontecem. Mas e quando ele vem acompanhado de estragos financeiros, como evitar ter prejuízos? Pois foi pensando nas situações mais diversas que as seguradoras começaram a implantar no seu portfólio os popularmente conhecidos como Seguros Inusitados. São tipos de apólices não convencionais que as pessoas e empresas têm investido para proteções menos conhecidas, porém para riscos de qualquer tipo.

Marluz Felipe Wichmann, diretor de operações e corretor de seguros, responsável pela franquia Bidon Corretora de Seguros conta que este tipo de seguro ainda é recente no Brasil, mas encontra no país grande potencial para crescimento. “Muitas pessoas dependem do corpo em suas profissões e existem pessoas que se preocupam com objetos, é por isso que vem crescendo a cada dia a procura pelos seguros inusitados”, afirma.

Wichmann salienta que embora o mercado desse tipo de seguro ainda seja pouco explorado, ele vem aumentando de forma considerável. “O que podemos ver nisso tudo é uma preocupação maior das pessoas com algumas coisas que até então passavam despercebidas. Se usarmos como exemplo os seguros e assistências veterinárias para pets, podemos visualizar claramente que as pessoas estão a cada dia mais se preocupando com coisas que até a um tempo atrás poderiam ser considerados um tabu”, diz.

Largas pedaladas

Andar de bicicleta não é apenas coisa de criança, pelo contrário, muitos brasileiros estão preocupados com a saúde e para manter não só o peso, mas como também a saúde em dia, a bicicleta é um dos meios usados por boa parte da população como meio de se exercitarem.

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de bicicleta. Somente de janeiro a novembro do ano passado 653.145 bicicletas saíram das linhas de produção, segundo dados da ABRACICLO (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).

Devido a este novo estilo de vida, o brasileiro tem investido pesado em novos modelos para transitar nas cidades. Hoje é possível encontrar bicicletas esportivas até mais de R$50 mil, sendo que o valor varia conforme a marca e o modelo.

E claro que um investimento alto como esse acaba chamando atenção, principalmente dos criminosos. O índice de furto e roubo de bicicletas aumentou de forma espantosa no Brasil. Com isso, algumas seguradoras oferecem a cobertura para bicicletas dentro dos seus seguros residenciais, no qual são oferecidas coberturas contra furto e roubo, avarias quando transportadas por veículos, e até mesmo furto e roubo fora do local segurado no caso de seguros residenciais.

“O seguro de bicicletas hoje é o mais comercializado pelos franqueados da Bidon, dentro do setor de seguros inusitados. Preocupados com o bem material, cresce a cada ano a parcela de pessoas interessadas em ter esse tipo de seguro, principalmente os ciclistas que utilizam a bicicleta como ferramenta de trabalho ou como lazer”, ressalta Wichmann.

O seguro de bikes oferecido pela Bidon oferece cobertura total para o equipamento. Entre os diversos benefícios oferecidos pelo seguro de bicicleta estão: danos causados ao equipamento, acidentes, incêndios, raios, explosão de qualquer natureza durante o transporte (desde que esteja devidamente alocada em racks/tules voltados para tal finalidade), roubos ou furtos qualificados, inclusive quando guardada no interior da residência do segurado.

Seguros Inusitados mais comercializados

A Bidon possui parcerias com as principais companhias seguradoras que atuam no mercado brasileiro o que faz com que a corretora tenha acesso a todos estes produtos.

Seguros que garantem a proteção a bicicletas; assistência veterinária a pets; festas e cerimônias de casamento; proteção a equipamentos de empresas de modelo home office, e até mesmo coberturas exclusivas para jogadores de golfe fazem parte do “cardápio” de opções.

Estes tipos de seguro às vezes soam de forma estranha para a maioria das pessoas. É o caso dos seguros de Hole in one, que é uma cobertura exclusiva para jogadores de golfe que devem pagar uma rodada de bebida ou um almoço para todos os membros de seu clube caso o mesmo acerte a bola no buraco com apenas uma tacada. “Todos sabem que é muito difícil e raro acertar o buraco com uma única tacada, até mesmo para campeões da modalidade esportiva”, afirma o diretor de operações da franquia.

Também é bastante incomum pessoas que trabalham em suas próprias residências com o modelo home office buscar um seguro específico para seus equipamentos usados exclusivamente no seu dia a dia de trabalho, como computadores, telefone celular.

“Vale ressaltar que a grande maioria dos seguros inusitados é tratada de forma isolada pelas seguradoras. Cada companhia tem sua regra específica para a aceitação e algumas delas inclusive dão a liberdade ao corretor de reportar casos específicos de solicitações inusitadas transferindo para os setores de subscrição a análise da aceitação ou não do risco proposto”, ressalta Wichmann. “O importante é que as pessoas se conscientizem que o seguro não é apenas contra roubo ou acidentes, mas também para ajuda-lo a preservar seu patrimônio e evitar prejuízos”, conclui o empresário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN