Notícias | 15 de julho de 2004 | Fonte: Diário do Nordeste

Auditoria é alternativa contra a corrupção

A conscientização da necessidade de transparência e ética na gestão dos negócios em qualquer nível do poder público ou privado e a apresentação de alternativas de controle e monitoramento de problemas de gerenciamento são algumas das metas de Robinson Passos de Castro e Silva, frente a presidência do Instituto Brasileiro dos Auditores Internos (Ibracon) – 1ª seção regional, cuja posse acontece amanhã, a partir das 20 horas, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Para atingir esses alvos, Robinson de Castro e Silva vai levar para a discussão junto a sociedade, os problemas de gestão por falta de auditoria. “O Ibracon promoverá fóruns de debates tanto a nível da gestão pública como da gestão privada, discutindo instrumentos que conduzam a um sistema eficiente contra fraudes, corrupção, desvio de recursos, ineficiência administrativa, lavagem de dinheiro, dentre outros problemas” salientou.

Ele disse também que há um déficit muito grande no número de profissionais no País. Enquanto os Estados Unidos, por exemplo, tem um auditor para cada 2.300 habitantes, no Brasil há um auditor para 25 mil habitantes.

Segundo Robinson de Castro e Silva, os auditores formam a elite dos profissionais contábeis; é a mais nobre atividade do Contador. Na 1ª seção regional do Ibracon, que abrange quase todos os estados do Norte e Nordeste, deve ter em torno de 200 associados.

POSSE – Amanhã, a partir das 20 horas, Robinson de Castro e Silva, será empossado na presidência do Ibracon, para o biênio 2004/2005.

Na ocasião, Marcos Cals, presidente da Assembléia Legislativa do Estado, receberá o troféu Transparência e Ética do Ibracon.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN