Notícias | 9 de março de 2022 | Fonte: CQCS l Alícia Ribeiro

Atuação das mulheres na área comercial tem futuro promissor

A liderança feminina vem sendo ampliada no mercado de seguros, entretanto, a área comercial das seguradoras ainda é predominantemente masculina. No “Especial Mulheres”, o CQCS conversou com algumas lideranças femininas sobre atuação na área comercial.

Karine Barros, diretora executiva Comercial da Allianz Seguros; Claudia Motta, Superintendente Comercial Regional da SulAmérica e Karine Brandão, Diretora Comercial e Digital BR da AXA no Brasil, falaram de trajetória, conquistas, maternidade e como enxergam o cenário de liderança feminina atualmente. 

Karine Barros

Karine atua no setor de seguros desde 2014. A executiva revela ter muitas conquistas ao longo da carreira, que fazem parte da sua trajetória. “Na minha história dentro da Allianz, considero o fato de ter sido selecionada para o Programa Allianz Women’s Sponsorship uma grande conquista, não apenas pelo reconhecimento do meu potencial, mas também pela oportunidade de interagir com executivas de todo o mundo e gestores seniores na Allianz que nos dão suporte no nosso desenvolvimento. Também entendo que a nova posição que assumi na companhia, como diretora executiva Comercial, é uma grande conquista não apenas pela relevância que tem na Allianz e no mercado como um todo, como também pela responsabilidade de liderar um time tão grande e competente quanto o que eu tenho hoje”, contou.

Desde que chegou no time da Allianz, Karine reforçou aos colaboradores seu principal objetivo na área comercial neste novo momento: muita agilidade e proximidade com corretores e assessorias.  “Todas essas ações foram muito bem recebidas tanto pelos nossos colaboradores quanto pelos nossos parceiros de negócios”, afirmou.

A executiva também contou que a pandemia e o trabalho em home-office trouxeram alguns desafios. “Equilibrar a vida pessoal e profissional sempre foi um grande desafio, ainda mais em tempos de trabalho remoto. Acredito que o segredo para fazer as engrenagens funcionarem é evitar o excesso de autocobrança e sermos as melhores profissionais, mães e donas de casa que conseguimos ser naquele momento. E, se possível, recorrer àqueles que sempre nos apoiam no dia a dia, sejam eles nossos parceiros, pais, irmãos”, completou. 

Claudia Motta 

Cláudia começou sua trajetória na SulAmérica, onde ficou 14 anos. Ela passou por outras companhias e retornou à SulAmérica, onde atua na área comercial. 

Sua principal iniciativa na área comercial é contribuir para o desenvolvimento de pessoas, no âmbito profissional e pessoal. “Os resultados são consequência quando temos pessoas que desenvolvem suas competências. Todos, sem exceção, temos nossos pontos fortes e nossos pontos a desenvolver. Quando conseguimos visualizá-los, podemos potencializá-los e corrigi-los. Saber ouvir e permitir a participação ativa da equipe nas decisões faz com que tenhamos mais assertividade, considerando as ideias e percepções dos colaboradores e a superação dos resultados”, disse. 

A oportunidade de poder trabalhar em grupos seguradores de destaque no mercado e evoluir na carreira foram as principais conquistas de Cláudia. “Sempre desejei trabalhar e desenvolver negócios em grandes empresas e em grandes centros. Trabalhar em São Paulo, hoje, é um desses sonhos realizados, principalmente pelo fato de estar na SulAmérica, a maior empresa seguradora independente do Brasil”, contou.

A executiva da SulAmérica também compartilhou que conciliar a vida profissional e a maternidade pode ser um desafio. “Nos traz um senso de propósito maior. A responsabilidade de desenvolver minha filha em vários aspectos me trouxe mais perseverança ao longo da carreira. Sempre tive que trabalhar o sentimento de ausência, porém, pude contar com o apoio da minha família, para compartilhar as responsabilidades, o que ajudou na conciliação das atividades diárias profissionais e da maternidade. As novas perspectivas para minha filha sempre me fizeram seguir em frente”, destacou.

Karine Brandão

A trajetória de Karine começou no mercado há 25 anos. Ela já atuou em diversas áreas – Operação, Negócios e Tecnologia – e nos últimos anos, tem se dedicado ao Relacionamento Comercial com Corretores.

A executiva da AXA acredita que sua maior contribuição é o seu modelo mental. “Sou uma pessoa que tem experiências muito positivas em transformação e gosto disso. Portanto aceito novos desafios, identifico as oportunidades, crio estratégias, monto e desenvolvo o time para entregar a ambição. A minha visão 360º me possibilita participar de projetos transversais na AXA, gosto de trabalhar em time, desafio diariamente o status e não tenho medo das mudanças”, respondeu.

Depois de 15 anos atuando em Corretoras (e por último, em uma das maiores do mundo) em um posição estratégica no pipeline de liderança desta corretora, Karine  entendeu que precisava iniciar um novo ciclo. “Fui para o outro lado do balcão pois queria ajudar nas “dores” que eu enxergava no mercado de corretagem”, pontuou.

Liderança na área comercial

As executivas têm uma opinião em comum: elas acreditam que as mulheres vão ocupar mais cargos de liderança e essa realidade já começou a mudar. “Hoje, vejo cada vez mais mulheres em cargos de alto escalão no mercado de seguros, sendo respeitadas e valorizadas pela nossa indústria, o que é motivo de muita satisfação para mim. Acredito que assim será nos próximos anos”, disse Karine, da Allianz.

A liderança feminina vem sendo ampliada, mas ainda precisa se desenvolver. Cláudia ressaltou que o mercado de trabalho tem aberto as portas para uma participação mais efetiva das mulheres.  “As companhias estão sempre pensando e revendo suas estratégias e uma boa empresa é aquela que oferece oportunidades iguais, independente do gênero. A base para avaliação e possibilidade de assumir novos desafios, na minha visão, estão nas competências e resultados dos profissionais. O futuro é promissor”, pontuou.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN