Notícias | 20 de janeiro de 2020 | Fonte: CQCS | Carla Boaventura

Associação de Proteção Veicular é condenada a indenizar cliente por danos morais

O site Conjur informa, através de uma matéria publicada dia 17 de janeiro que uma associação de proteção veicular foi condenada a pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais a um cliente que teve seu carro furtado. Sem nenhuma justificativa, a associação se recusou a ressarcir o cliente, por essa razão, terá também que ressarcir o valor do carro, de acordo com a tabela Fipe.

“Ora, o autor celebrou contrato de proteção veicular exatamente para o fim ter o seu ressarcimento assegurado. Logo, certamente, que a recusa imotivada, considerando-se a comprovação de pagamentos, causou grande abalo de ordem moral no autor”, afirmou o juiz Michael Douglas Tovani Marques, da Vara de Juizado Especial Cível de Osasco (SP) ao site. 

A associação alegou que o cliente não  teria direito ao ressarcimento pois estava  com pendências financeiras. O dono do carro furtado pediu na Justiça que a empresa fosse condenada a pagar o valor devido, além de danos morais. Durante o processo, o cliente comprovou que  não houve inadimplência, mas um erro da própria associação, que emitiu um boleto com dados que não eram os dele, e que mesmo assim foi pago.

 

“Com isto, restou demonstrada a abusividade da conduta da requerida em recusar-se injustificadamente a ressarcir o autor dos prejuízos suportados em vista do furto do veículo”, concluiu o juiz, condenando a seguradora a pagar o valor do carro de acordo com a tabela Fipe.

 “A conduta lesiva da ré decorreu de sua responsabilidade, pois não aplicou as cláusulas contratuais segundo os ditames da boa-fé objetiva”, afirmou o magistrado, fixando a indenização em R$ 5 mil.

___________________________________________________________________________________________

Venha debater esse assunto no Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN