Notícias | 15 de abril de 2019 | Fonte: CQCS | Carla Boaventura

Associação Beneficente do Grupo Allianz Seguros atende 650 crianças em Centro Digital

Atividades são feitas com crianças, adolescentes, adultos e idosos na Comunidade Santa Rita (SP)

A ABA – Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz Seguros atende crianças e adolescentes foi fundada em 1994, na Comunidade Santa Rita, na zona Leste de São Paulo, e vem expandindo a sua capacidade de atendimento ano após ano.

Em 2018, foram contabilizadas 650 pessoas engajadas, entre eles, crianças, adolescentes e adultos. As atividades acontecem horário alternativo à escola e as atividades oferecem desenvolvimento socioeducativas. Na ABA, são estimulados a participação ativa e o desenvolvimento do senso de responsabilidade de crianças e adolescentes. O processo da construção do conhecimento é um processo conjunto e contínuo.

A missão é gerar oportunidades de crescimento pessoal, social e oferecer desenvolvimento contínuo para os moradores da região. A ABA trabalha com grupos a partir de quatro anos e a as atividades são desenvolvidas seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular por meio de linguagens diversas, como dança, artes visuais, artes digitais e esportes. Adultos e pessoas da terceira idade têm acesso à inserção digital, tecnologia e ao uso de dispositivos.

Há também o Programa de Desenvolvimento Socioemocional, que oferece subsídios para que crianças e adolescentes aprendam a lidar com as emoções, desenvolvendo competências plenas para o mundo tão instável em que vivemos.

Como a ABA entende que sua responsabilidade não acaba quando o adolescente completa 16 anos, foi implantado o Programa de Desenvolvimento Estudantil e Profissional, fruto de uma parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) para apoiar o caminho dos adolescentes no mercado de trabalho.

Para que as famílias participassem do processo desenvolvido, nos anos de 2017 e 2018, foram realizadas duas mostras de dança e duas exposições de artes digitais para a comunidade e na Allianz Seguros. A partir disso, crianças ganham como experiência a preparação para se apresentar e falar em público, além de organização e responsabilidade pela exposição ou espetáculo. Também em 2018, foi realizada uma exposição exclusiva de artes visuais com trabalhos de criança de 4 a 11, no prédio da Allianz Brasil para compartilhar os resultados obtidos com os funcionários que apoiam a instituição.

Reconhecimento internacional

O projeto de criação de um centro digital para os moradores da Comunidade Santa Rita, apresentado para a comissão julgadora do Fundo de Inovação Social do Grupo, foi escolhido entre 25 outras propostas de 22 países.

A premiação à Allianz Brasil foi feita pelo grupo e o prêmio ganho, 20 mil euros, será utilizado na criação de um espaço dedicado à Lógica da Programação e atividades digitais na ABA, ampliando assim, o número de participantes da instituição.

Os colaboradores da Allianz se mostram empenhados na causa e atuam na mesma desde a sua fundação. “Quem contribui com a ABA acredita que é possível melhorar a realidade investindo em educação e transformando, aos poucos, a Comunidade Santa Rita. É abrir mão de um pouco que, bem empregado, se multiplica em muito. Nesses dois anos tivemos muitos avanços, oportunidades e sorrisos. É com grande satisfação que a ABA reconhece que, mesmo em momentos difíceis, não são poucos os apoiadores que seguem acreditando e contribuindo”, celebra Rose Oliveira, diretora dos projetos da Associação.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN