Notícias | 24 de setembro de 2020 | Fonte: CQCS | Sueli Santos

Assessorias e seguradoras devem apoiar Corretor de Seguros

Com o apoio das Aconsegs de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná, a Associação das Agências, Assessorias e Consultorias de Seguros do Estado de Minas Gerais (Aconseg-MG) aconteceu o segundo e último dia do 2º Encontro Magno das Aconsegs no dia 23/09. O evento aconteceu no formato digital e teve a participação de executivos de seguradoras que falaram sobre o tema “Novo cenário do mercado pós-pandemia”.

O diretor executivo comercial da Bradesco Seguros, Leonardo Freitas, fez uma análise macroeconômica e disse que a percepção é de que a recuperação econômica será mais rápida do que foi projetada por economistas em abril. “A prudência faz com que a reabertura das economias não aconteça de maneira completa”, disse.

No que diz respeito a atuação das assessorias, Leonardo ressaltou que elas assumem um papel importante de braço comercial, atendimento e venda aos corretores. “Tem algumas oportunidades para avaliarmos. Hoje, as assessorias ocupam uma posição de desenvolvimento dos corretores”, disse.

O executivo destacou que tem muita coisa ruim acontecendo, mas tem um legado que reforça o papel como gestores. “O ano de 2020 ficará marcado como o ano mais disruptivo da nossa era e as assessorias têm papel mais importante de protagonismo”, ressaltou. 

Robson Tricarico, executivo da Suhai, também esteve presente no evento e fez uma apresentação sobre a seguradora explicando que a companhia é líder no segmento de moto ocupando 30% de Market share. “Atuamos no Brasil com 27 mil corretores e 100 assessorias parceiras”, afirmou. Ele detalhou que desses números, 13.500 corretores são atendidos por assessorias de onde vem 45% da produção da companhia.

O executivo da Suhai explicou que a companhia acabou por se especializar no nicho de alto risco que ele definiu como sendo pessoas que trabalham como motoentregadores, mototaxistas, motoristas de aplicativos e carros com mais de 10 anos.

Ele disse que a Suhai acredita que junto com as assessorias precisa oferecer apoio aos corretores. “Boa parte dos corretores ainda trabalha sob demanda, eles ainda não protagonizam como empresários”, disse.

Por isso, Tricarico disse que é preciso implementar uma nova cultura para o corretor de seguros. “É preciso apoiar os corretores na busca de clientes”, destacou. Ele defendeu que o corretor esteja nas redes sociais porque o cliente também está lá.

Para ele, as seguradoras precisam ajudar os corretores a gerar leads. “Por mais que os corretores saibam que o mercado é grande é uma dificuldade para eles encontrarem o cliente”.

E, por isso, ele defendeu que as assessorias usem a ferramenta da Suhai Link para ajudar os corretores a monitorar dados analíticos e também estimulem o corretor a se digitalizar  e aproveitar a onda boa que a pandemia deixará.  “Além disso, devemos estimular os corretores a buscar clientes fora do seguro”.

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