Notícias | 9 de agosto de 2018 | Fonte: Fenacor

Após meses de queda, ICSS volta a crescer

Pesquisa realizada pela Fenacor no final de julho para medir o grau de confiança de donos de corretoras de seguros, seguradores e resseguradores, indica um ligeiro aumento desse índice, de 87,3 para 96,1 em relação ao mês anterior.


Segundo o coordenador do estudo, Francisco Galiza, desde fevereiro o ICSS (indicador que mede o grau de otimismo do mercado) estava em queda. Em julho, esse movimento foi levemente revertido.

“Ressalto, porém, que o pessimismo continua, já que o índice está abaixo de 100 pontos, embora em menor intensidade, quando comparado ao número de junho”, frisa Galiza.

Ele acrescenta que esse ganho de julho ainda não compensou as perdas dos meses anteriores. “De qualquer maneira, essa mudança de trajetória é um sinal positivo para o setor”, acentua.

A interpretação econômica é que a confiança testou um patamar máximo de queda (em torno de 90 pontos) e, a partir daí, não conseguiu ultrapassar. Sem falar que os efeitos da greve dos caminhoneiros, ocorrida há dois meses, se diluíram parcialmente, embora a incerteza permaneça alta.

Essa tendência de leve recuperação em julho também atingiu em graus distintos os outros indicadores de confiança do setor, que mensuram o otimismo de corretores e resseguradoras.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN