Notícias | 4 de março de 2020 | Fonte: A Tarde

A Apoio Corretora de Seguros explica os principais motivos que tornam um Plano de Saúde caro no Brasil

Você já parou para pensar por que Planos de Saúde são tão caros no Brasil?

 

É isso que Bruno Dantralves de C Leite, corretor de Seguros e Proprietário da Apoio Corretora de Seguros vai explicar agora.

Se você já fez uma cotação de um plano de saúde já deve ter percebido que não é um produto barato e, devido ao elevado preço do seguro saúde, 70% dos Brasileiros não possuem um plano de saúde particular, conforme dados do SPC e CNDL.

Como principio esclarecedor da Apoio Corretora, eu resolvi abordar aqui os pricipais fatores que intereferem no preço do plano de saúde, dúvida de muitos brasileiros.

Apesar de ser um produto caro, existem algumas maneiras de diminuir o preço do seu plano de saúde. CIQUE AQUI! e confira o artigo que escrevi para orientar os nosso clientes na escolha do plano de saúde mais barato.

Inicialmente gostaria de chamar a sua atenção para o ponto-chave da nossa conversa. Por que planos de saúde (seguro saúde) são tão caros no Brasil?

As seguradoras que trabalham com seguro saúde costumam alegar alguns motivos para o elevado preço desse produto. Agora irei citar os 5 principais.

O primeiro seria devido aos preços dos tratamentos médicos serem muito elevados no Brasil, consultas, exames e procedimentos têm preços muito altos, que se reajustam com frequência e variam entre cidades e estados do Brasil.

 

Segundo ponto seria mau uso. Muitos brasileiros têm aquela máxima em seu conceito. “Tô pagando, então vou usar para justificar o meu gasto”. Quanto mais as pessoas usam o plano, mais despesas a seguradora têm e esse gasto extra vai ser repassado aos beneficiários do plano. Afinal, nenhuma empresa vai trabalhar no prejuízo, concorda?

 

Para estimular o uso do plano de forma racional e consciente as operadoras de saúde estão investindo no plano com co-participação. Entre em contato com um dos Corretores de Seguros da Apoio Corretora e CLIQUE AQUI para entender como funciona a co-participação em planos de saúde.

 

O terceiro ponto seria o elevado índice de fraudes. Não era raro amigos e familiares utilizarem o plano de outra pessoa.  É como se apenas 1 pagasse para 2 ou 3 utilizar. As seguradoras estão cada vez mais investindo em tecnologias para coibir esse tipo de fraude.

 

O quarto é o elevado número de ações judiciais que obrigam os planos a custearem despesas extras com tratamentos médicos e medicamentos.

Existem médicos que não atendem planos de saúde e fazem parceria com escritório de advogados. Eles estimulam os pacientes a fazerem o procedimento particular e depois entrar na justiça para obrigar o plano a pagar pelo traramento e/ou ressarcir os gastos com tratamentos e medicação não cobertos pelo plano ou, cobertas mas não com aquele profissional específico ou unidade de saúde não credenciados. Essa é só uma das muitas práticadas utilizadas e que impactam o orçamento das prestadoras de saúde.

 

O quinto motivo é a falta de concorrência, é isso mesmo. Existem poucas empresas que trabalham com planos de saúde no Brasil. Isso faz que que as operadoras se sintam confortáveis a praticar preços mais elevados.

 

Outro motivo bastante importante, que não posso deixar de comentar aqui é a falta de regulamentação para planos empresariais e coletivos. A Agência Nacional de Saúde (ANS) só estabelece limite máximo de reajuste para os planos individuais, cada vez menos comercializados no Brasil, deixando a cargo das prestadoras de saúde o percentual de reajuste que elas acham justo.

Agora que você conhece os principais fatores que influenciam no elevado preço do plano de saúde fica mais fácil entender que existem diferenças de preços entre os diversos estados do Brasil.

Seja devido ao nível cultural ou de instrução, as pessoas de um determinado estado podem usar o plano de forma mais consciente do que outra e acionar menos a justiça. Além do mais, existe diferença nos honorários cobrados por profissionais de saúde de diferentes Estados.

 

Cuide bem da sua saúde afinal, ninguém quer depender do serviço público de Saúde SUS.

 

Espero que tenha te ajudado a exclarecer essa dúvida e coloco minha equipe a inteira disposição através do site: Https://apoiocorretora.com, pelo Whatsapp: +55 71 99938-6064 e e-mail: [email protected]. Até a próxima.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN