Notícias | 9 de fevereiro de 2004 | Fonte: Seguros.inf

Aplicação em renda variável bate recorde de rentabilidade

Os oito mil portadores de fundos PGBL compostos da Icatu Hartford tiveram, nos últimos cinco anos, uma rentabilidade de 254,8%, a melhor performance do segmento. No período, a variação do IGP-M foi de 98,37% e a da caderneta de poupança foi de 60%. O Diretor Financeiro da seguradora, Luciano Snel, explica que tal resultado foi possível graças a uma estratégia de investimentos que visa uma performance constante, o que garante uma alta rentabilidade em longo prazo. Segundo ele, a Icatu Hartford já administra a totalidade de suas reservas, hoje em R$ 1,8 bilhão.

O Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é um plano previdenciário que permite ao cliente acumular recursos por um prazo contratado. Durante esse período, o dinheiro depositado vai sendo investido e rentabilizado pela seguradora. O contratante passa por duas fases: o período de investimento, que ocorre normalmente quando ele está trabalhando e/ou gerando renda, e o período de benefício, que começa a partir da idade que ele escolhe para começar a desfrutar do dinheiro acumulado durante anos de trabalho.

A maneira de recebimento dos recursos é também o cliente quem escolhe. É possível resgatar o patrimônio acumulado e/ou contratar um tipo de benefício (renda) para passar a receber, mensalmente, da empresa seguradora. Uma vantagem é a possibilidade de deduzir o valor das contribuições da base de cálculo do Imposto de Renda, com limite de 12% da renda bruta anual.

Segundo o diretor técnico do Instituto Brasileiro de Estudos em Seguros (IBSEG), Hirbis Girolli, ?quando uma pessoa investe em um fundo de renda variável, seu dinheiro é usado na aquisição de ações de várias empresas. Para evitar os riscos, a legislação estabelece limites máximos de investimento da carteira, de forma a obrigar uma diversificação das aplicações.?

Os PGBLs estão divididos em três modalidades: soberano, moderado e composto. No composto, os investimentos em renda variável (ações) podem compor até 49% da carteira. Como o valor de mercado de uma determinada ação pode subir ou descer em virtude de vários motivos, o valor do patrimônio de um fundo de renda variável varia de acordo com o valor das ações adquiridas. Tal oscilação ? proporcionada por ganhos ou perdas das empresas, eventos políticos, mudanças nas taxas de juros e nas tendências da economia global ? é o que provoca a insegurança dos investidores.

Veja as opções de fundo PGBL disponíveis no mercado e escolha o que mais se adapta as suas necessidades:

PGBL MODERADO C – 100% das aplicações são feitas em títulos de renda fixa. Recomendado para investidores de perfil conservador, que preferem não assumir grandes riscos ou que não desejam investir em renda variável.

PGBL COMPOSTO 10 C – 10% das aplicações são feitas em renda variável e 90% em renda fixa. Recomendado para investidores interessados em preservar a maior parte do investimento original, mas dispostos a assumir algum risco a fim de elevar o retorno do seu investimento.

PGBL COMPOSTO 20 C – 20% das aplicações são feitas em renda variável e 80% em renda fixa. Recomendado para investidores que se sentem confortáveis com algum risco nos seus investimentos e que não deverão necessitar do dinheiro investido em curto prazo.

PGBL COMPOSTO 49 C – 49% das aplicações são feitas em renda variável e 51% em renda fixa. Recomendado para investidores que se sentem confortáveis com oscilações de rentabilidade e que não planejam utilizar o dinheiro investido a curto prazo pois os valores podem flutuar.

Excelente estratégia para quem deseja investir a médio e longo prazo.

PGBL CAMBIAL C – composto por aplicações em títulos pós-fixados atrelados à variação cambial. Recomendado para investidores que buscam rentabilidade em médio prazo, atrelada à variação do dólar.

PGBL IGPM – 100% das aplicações são feitas em títulos de renda fixa indexados à variação do IGPM. Recomendado para investidores de perfil conservador, que não se sentem confortáveis com flutuações de renda variável.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN