Notícias | 6 de setembro de 2018 | Fonte: CQCS | Sueli Santos

ANS determina a suspensão da venda de 26 planos de saúde de 11 operadoras

A partir do dia 10 de setembro, alguns planos de saúde não poderão mais ser comercializados. A decisão é da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que determinou a suspensão temporária da comercialização de 26 planos de saúde de 11 operadoras em função de reclamações relacionadas a cobertura assistencial. A medida é resultado do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, realizado a cada três meses, e começa a valer na segunda-feira (10/09).

Juntos, os planos possuem 75,5 mil beneficiários, que ficam protegidos com a medida e com a assistência regular a que têm direito garantida. No entanto, para que os planos voltem a ser comercializados, as operadoras devem comprovar melhorias no atendimento.

O Monitoramento da Garantia de Atendimento avalia as operadoras a partir das reclamações registradas pelos beneficiários nos canais da ANS. Nesse ciclo, foram consideradas as demandas (como negativas de cobertura e demora no atendimento) recebidas no 2º trimestre de 2018. O objetivo é estimular as operadoras a qualificarem o atendimento prestado aos consumidores.

Paralelamente à suspensão, neste ciclo houve a reativação de 20 planos de 11 operadoras, que ficam liberados para comercialização a partir do dia 10/09.

Reclamações:

No trimestre compreendido entre 01 de abril a 30 de junho de 2018, a ANS recebeu 17.171 reclamações de natureza assistencial através de seus canais de atendimento. Dessas, 16.189 foram consideradas para análise pelo Programa de Monitoramento.

No período, 93,2% das queixas foram resolvidas pela mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), garantindo resposta ao problema dos consumidores.

Os 26 planos com comercialização suspensa são Salutar Saúde Seguradora S/A, Saúde Sim Ltda, Unimed Norte/Nordeste-Federação Interfederativa Das Sociedades Cooperativas De Trabalho Médico, Ami – Assistência Médica Infantil Ltda, Pame – Associação De Assistência Plena Em Saúde, Samoc S.A. – Sociedade Assistencial Médica E Odonto Cirúrgica, Gamec – Grupo De Assistência Medica Empresarial Do Ceará Ltda., Ameno Assistência Médica S/S Ltda., Saude Casseb Assistencia Medica Ltda. e Coopus Planos de Saúde LTDA.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN