Notícias | 2 de junho de 2021 | Fonte: CQCS | Sueli dos Santos

Alper lança ferramenta exclusiva para seguro garantia

Nesta terça-feira, dia 1, em uma live de lançamento a Alper Seguros mostrou sua ferramenta  especial voltada para o seguro garantia. Ilan Kajan, diretor de riscos corporativos da Alper, conversou com o advogado Carlos Eduardo Morais, do escritório Trench Rossi Watanabe, sobre as vantagens da contratação do seguro garantia para empresas.

Kajan lembrou que o avanço da tecnologia vem mudando a forma como as pessoas pensam e consomem e isso faz com que as empresas busquem alternativas mais eficientes. “A agilidade na inovação, a experiência do cliente e a segurança nas transações estão entre os aspectos que são importantes”, disse o executivo.

Ele explicou que a ferramenta desenvolvida pela Alper – chamada SOL – funciona de forma online e, dessa forma, permite emissões online. “Através da ferramenta é possível controlar apólices, vencimentos, com cada seguradora de forma automática desburocratizando e dando previsibilidade ao sistema”, destacou. 

O advogado Carlos Eduardo Morais esclareceu que o seguro garantia judicial é uma modalidade de contrato que tem como finalidade garantir dívida trabalhista e se presta a garantir depósitos recursais dentro do processo do trabalho. “O seguro é garantidor para o cumprimento dessas obrigações. O objetivo é resguardar as obrigações dentro do processo”, ressaltou. Ele explicou ainda que, em 2019, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), por meio do ato conjunto, regulamentou o uso do seguro garantia. 

Segundo Morais, a reforma trabalhista não desceu no detalhe ao dispor o uso do seguro garantia e o TST uniformizou. “Os requisitos eleitos pelo TST e que devem ser observados são o mais importante: valor. Se o seguro tem a finalidade de garantir a condenação, o valor da execução ou depósito recursal é requisito essencial. 

O gerente da área de garantias da Alper, Fred Menezes, deu detalhes da ferramenta que, segundo ele, nasceu para descomplicar o seguro de garantia judicial. “A plataforma é segura. Ela já tem cinco seguradoras habilitadas e foi customizada para cada cliente”, disse.

Ele informou que ela permite a gestão por meio de gráficos. “Ferramentas on time de operação, mostra volume de produção além permitir a gestão das apólices emitidas em formato excel”, destacou.

Menezes disse ainda que a SOL oferece facilidades porque permite que apólices e boletos estejam disponíveis logo após a emissão da apólice.

“A contratação pode ser feita de forma simples e intuitiva. As garantias judiciais já estão predefinidas e os prazos estão em linhas com determinação da normativa”, disse.

Morais ressaltou também que o seguro na modalidade recursal não tem natureza jurídica de taxa. “A ideia é depositar um valor no processo que vai garantir provisionamento do pagamento de uma condenação futura. É um garantidor”. 

Kajan destacou que a Alper oferece um trabalho de jurimetria. “Temos uma análise de estoque de depósitos recursais e fazemos substituição dos depósitos pelo seguro garantia”. 

Morais lembrou que o valor das execuções costumam ser altas. “Tem processos de valor pequeno, mas o impacto no caixa da empresa pode ser alto e o mais importante é o benefício do seguro”, ressaltou.

Sobre a ferramenta desenvolvida pela Alper, Morais destacou a agilidade. “A burocratização do processo prejudica a garantia e ter uma plataforma que permite atuação direta do cliente de maneira segura e eficaz é excelente. Traz segurança para clientes e advogados. Eu sou defensor do seguro”, finalizou.

Confira o webinar completo.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN