Notícias | 28 de julho de 2016 | Fonte: CQCS

Allianz reformula produtos e facilita trabalho do corretor

marioPara facilitar o trabalho do corretor de seguros, criando condições favoráveis para que esses parceiros possam oferecer mais opções ao cliente, com preços, coberturas e serviços variados, a Allianz investiu forte em novos desenhos dos produtos. Nesta entrevista exclusiva ao CQCS, o diretor Executivo de Massificados, Saúde e Vida da companhia, Mario Ferrero, revela que as mudanças efetivadas fizeram com que os produtos não sejam mais determinados apenas por uma faixa de preço ou padrão. “Entendemos que era o momento de implementarmos condições que nos possibilitassem permear pelos diferentes perfis de segurado”, frisou o executivo.

Segundo ele, na prática, com a reformulação e tendo a possibilidade de franquia normal e reduzida, o corretor, com poucos cliques, pode visualizar até 12 cálculos para uma cotação de seguro de automóvel, por exemplo. Já a cotação para o produto de residência terá menos páginas. “Tudo para agilizar o trabalho dos corretores e a oferta de apólices”, observou Ferrero. Veja a entrevista, na íntegra: 

CQCS: Mario, nesta sua primeira entrevista ao CQCS, conte aos corretores de todo o Brasil qual a sua função dentro da Allianz e sua trajetória profissional.

Mario Ferrero: Cheguei ao Brasil há pouco mais de um ano com a missão de assumir a recém-criada diretoria executiva de Massificados, Saúde e Vida, pela minha experiência com seguros de varejo nas operações da matriz, na Alemanha. Sob a minha gestão estão os produtos de automóvel, residência, condomínio, seguros para empresas de pequeno e médio portes, além de vida e saúde. Essa diretoria incorpora todas as áreas técnicas dessas linhas de negócio, incluindo a diretoria de Novos Canais de Distribuição e Corporate Benefícios.

 Agora, sobre a minha trajetória. Eu nasci na Itália. Estou no Grupo Allianz desde 2006.  Trabalhei no projeto de integração das atividades italianas por quatro anos e no planejamento e controle do Grupo em Munique por cinco anos. Antes de entrar na companhia, trabalhei, por dez anos, na consultoria estratégica McKinsey, com foco em seguros.

 

CQCS: Neste bate-papo, então, vamos nos concentrar em Massificados. Conte como a Allianz está atuando nesse segmento.

Mario Ferrero: Ao longo de 2016, a Allianz continuará apostando no desenvolvimento de negócios ligados aos produtos Massificados. Prova disso é que, recentemente, renovamos dois de nossos produtos dessa linha, o Automóvel e o Residência. Fizemos as reformulações com o objetivo de atingir diferentes nichos de clientes e  também devido ao potencial de mercado que as carteiras possuem. Quando analisamos e enumeramos fatores ligados ao seguro de automóvel, chegamos à conclusão que é preciso atuar fortemente na gestão da carteira para manter a rentabilidade e explorar o alto índice de veículos não segurados no Brasil. A carteira de residência é out ra com espaço para crescer no país. De Norte a Sul do  país, somente 13,3% (dados Comissão de Riscos Patrimoniais – Massificados da FenSeg, com base em dados do PNAD/IBGE e da Susep) dos lares são protegidos. Esse percentual, além de demonstrar a necessidade de o brasileiro despertar para esse seguro, que custa apenas entre 0,2% a 0,6% do valor do imóvel, aponta o quanto ainda é possível os corretores de seguros explorarem comercialmente a modalidade no país.

Outro produto que deve despertar a atenção dos corretores é o condomínio. Apesar do impacto da crise econômica no mercado imobiliário, no que diz respeito aos lançamentos, é preciso levar em consideração um fator que favorece a sua comercialização, a obrigatoriedade de contratação por lei. E o bom desempenho da carteira pode ser ilustrado pelo resultado da Allianz entre janeiro e abril de 2016, em relação ao mesmo período de 2015, com o crescimento de quase de 30%.  

CQCS: Em relação ao seguro de automóvel, há pouco mais de um ano, a Allianz anunciou a parceria com o Instituto Ayrton Senna e apresentou ao mercado o Allianz Auto Instituto Ayrton Senna. E, agora, já tem outras novidades. O que levou a Allianz a fazer as reformulações? E no que podemos dizer que a seguradora inovou?

Mario Ferrero: A nossa atuação no Brasil está bastante ligada ao seguro de automóvel, por isso temos investido constantemente nesse produto. E a sua reformulação, que contempla, principalmente, a inclusão de diferenciais de mercado foi feita com intuito de trazer melhorias operacionais e de atendimento.

 A partir de agora, o segurado passa a contar com diferentes opções de coberturas e serviços. Nós conseguimos incluir nas categorias do produto uma ampla gama de coberturas. Então, independentemente da categoria, o segurado terá uma apólice que atenderá as suas necessidades diante de uma pane ou de um sinistro. A diferença entre uma categoria e outra está, por exemplo, na quantidade de utilização por vigência. Isso é novidade no mercado. A Allianz inovou na forma de contratação dos serviços. E posso afirmar que oferecemos os pacotes mais completos.  É importante que os corretores e os segurados saibam que as novas opções de coberturas valem tanto para novos negócios q uanto para renovaç&otild e;es inter nas e incluem apólices de veículos de passeio, caminhão, moto e frota.

CQCS: E quais são os principais diferenciais? Você também pode nos dizer, de modo geral, quais são as assistências dos novos pacotes?  

Mario Ferrero: Em relação aos diferenciais, posso citar alguns. Maior leque de opções, com inclusão de seis categorias de coberturas para atender diferentes perfis de clientes, como já mencionei; facilidade na cotação; novos planos de assistência 24 horas e de vidros, há quatro de assistência 24 horas e duas possibilidades de vidros.

Sobre as assistências, elas contemplam, por exemplo, guincho de 200 km a ilimitado; segundo guincho em uma mesma pane, com três utilizações por vigência até sem limite de utilização por vigência; carro reserva com ar condicionado, de 10 a 30 dias, meio de transporte alternativo com 200 km, 500 km ou até a residência do segurado; assistência residencial. Por fim, vale ressaltar que o segurado pode contratar franquia normal ou reduzida e que os pacotes estão disponíveis de Norte a Sul do Brasil.Além disso, o nosso produto é o único seguro de automóvel com benefício social do Brasil.

CQCS: No início da entrevista, você destacou o potencial de mercado do seguro residência, que na Allianz também passou por reformulações. E então, como o Allianz Residência está estruturado? Quais os planos disponíveis para o corretor ofertar aos segurados?

Mario Ferrero: Com as mudanças, passamos a disponibilizar dois planos, o Tradicional e o Simplificado. O Tradicional tem a possibilidade de ser totalmente configurado, de acordo com a solicitação do segurado, ou ser ofertado com opções sugeridas pelo sistema. Há cerca de vinte coberturas disponíveis para contratação. Entre elas, estão desmoronamento, vazamentos acidentais da rede de água e esgoto, indenização no valor de novo, inclusive para equipamentos de informática, e despesas com recomposição de registros e documentos.

Agora, enquanto o Tradicional tem quatro opções com coberturas pré-selecionadas, além do plano Personalizado, o Simplificado é feito de seis pacotes de prateleira, ou seja, com coberturas fixas. No entanto, leva em consideração as particularidades das casas e apartamentos usados como moradia ou veraneio.

CQCS: Quais as principais diferenças entre um plano e outro em termos de cobertura?

Mario Ferrero: Os dois, tanto o Tradicional quanto o Simplificado, contemplam, por exemplo, indenizações após incêndio, queda de raio e de aeronave, explosão, quebra de vidros, mármores e granitos, danos elétricos, roubo e furto qualificado, além de coberturas de responsabilidade civil familiar e perda e pagamento de aluguel. Mas o Tradicional tem uma lista maior de coberturas, incluindo também desmoronamento, impactos de veículos, responsabilidade civil de danos morais, acidentes pessoais, entre outros.

CQCS: Os segurados de residência recorrem muito às assistências 24 horas. O que a Allianz está ofertando em relação a esses serviços?

Mario Ferrero: Nós disponibilizamos duas versões de planos, a Essencial, que é gratuita, e a Completa, que é opcional.

 

Mas é importante dizer que, nós ampliamos os serviços gratuitos, com conserto de ar condicionado, desinsetização, desratização e socorro mecânico. E também aumentamos o limite de indenização para reparos hidráulicos, conserto de linha marrom e recuperação de veículos. E ainda ajudamos o segurado no combate ao mosquito Aedes Aegypti, com serviço de limpeza de caixas d’água e calhas incluído nas assistências gratuitas.   A Assistência Completa ainda contempla serviços de fixação e instalação. Pode ser solicitado desde a colocação de varal, passando por ganchos para rede, vasos e bikes até travas de segurança para portas e janelas.

 

CQCS: Por fim, como as reformulações nos produtos de Automóvel e Residência da Allianz colaborarão comercialmente com trabalho dos corretores?

Mario Ferrero: O corretor de seguros, o nosso principal canal de vendas, terá mais possibilidades de trabalhar com a Allianz. Com os novos desenhos dos produtos, os nossos parceiros poderão oferecer mais opções ao cliente, com preços, coberturas e serviços variados. Os nossos produtos não estão determinados apenas por uma faixa de preço ou padrão. Entendemos que era o momento de implementarmos condições que nos possibilitassem permear pelos diferentes perfis de segurado. Agora, transferindo o que acabei de dizer para a prática: com a reformulação e tendo a possibilidade de franquia normal e reduzida, o corretor, com poucos cliques, pode visualizar até 12 c&aac ute;lculos para uma cotação de seguro de autom& oacute;vel. Já a cotação para o produto de residênc ia terá menos páginas. Tudo para agilizar o trabalho dos corretores e a oferta de apólices.

Um comentário

  1. Christian - Pranay Corretora de Seguros Ltda

    17 de agosto de 2016 às 9:16

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