Notícias | 24 de agosto de 2018 | Fonte: CQCS | Paulo Araújo

Allianz promove ação para alertar contra o câncer de pulmão

Pulmão gigante foi colocado no gramado do Allianz Parque no intervalo da partida entre Palmeiras x Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro, na última quarta-feira, 22.

Quem esteve no Allianz Parque na última quarta-feira, deparou-se com uma cena curiosa. Um pulmão gigante, estava no meio do campo, no intervalo da partida entre o Palmeiras e o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro. A iniciativa foi parte da campanha #RespireAgosto, que visa chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de pulmão e da necessidade dos cuidados com a saúde do órgão.

A ação, que tinha como nome, “Pulmão da Torcida”, foi promovida pelo instituto Lado a Lado e assinada pela Ogilvy Brasil, recebeu o apoio da Allianz, da Sociedade Esportiva Palmeiras e do Allianz Parque. Personalidades como o jornalista esportivo Alex Muller e o ex-jogador do Palmeiras e capitão do penta da Copa do Mundo, Cafu, foram convidados para participar e engajar a torcida. Cafu, convocou o coro da torcida, cuja intensidade ajudou a inflar o pulmão gigante. O grito da torcida contrasta com o silêncio dos primeiros sintomas do câncer de pulmão. “Estimular as pessoas a gritarem foi o caminho que encontramos para que elas usem toda a força de seus pulmões e ainda faz um contraponto com o silêncio dos sinais iniciais desta grave enfermidade”, explica Félix del Valle, diretor-geral de criação da Ogilvy. Para uma melhor prevenção e detecção deste tipo de câncer, os exames de rotina são importantes, evitando o agravamento silencioso da doença.

Mês de Conscientização

Agosto é o mês da conscientização sobre o câncer de pulmão. Além da divulgação no Allianz Parque, a campanha é veiculada no Facebook (@institutoladoaladopelavida) e Instagram do Instituto Lado a Lado Pela Vida (www.instagram.com/institutoladoalado), trazendo informações sobre o câncer de pulmão, sintomas, faixas da população mais suscetíveis, exames preventivos e tratamentos existentes. Ao final de cada post nas redes sociais, um link leva o internauta para o site do Lado a Lado Pela Vida (www.ladoaladopelavida.org.br), disponibilizando dados mais completos sobre a patologia.

A campanha alerta ainda que o câncer de pulmão cresce anualmente entre não fumantes “Atualmente, 20% dos casos registrados são diagnosticados em indivíduos que nunca fumaram, sendo que, na década de 1990, esse índice variava entre 5% e 8%”, ressalta a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira.

Estima-se que o número de novos casos da doença pode chegar a 1,8 milhão por ano, sendo o tumor que mais mata no mundo com 1,6 milhão de mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Assintomático nas fases iniciais, o câncer pode ser diagnosticado em qualquer pessoa, em todas as faixas etárias. No Brasil, 31 mil novos casos poderão surgir até o fim de 2019 sendo 18.740 homens e 12.530 mulheres, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva).

População não conhece o câncer de pulmão

Dados do Instituto Datafolha avaliaram que 76% dos brasileiros jamais conversaram sobre o câncer de pulmão com um médico. Entre as 2.044 pessoas entrevistadas, de 130 municípios do país, 17% não sabiam como prevenir a doença, evidenciando o quanto o câncer de pulmão, ainda é muito ignorado pela população. Desse universo, 39% não demonstravam preocupação com a doença, somente por não serem fumantes.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN