Notícias | 11 de agosto de 2003 | Fonte: Gazeta Mercantil

Aliança do Brasil detém 65,3% do mercado rural

A Aliança do Brasil, associação entre o Banco do Brasil e a Aliança da Bahia, é a líder do seguro rural no País. No primeiro semestre do ano, a companhia captou R$ 36,6 milhões de receita em prêmios o que representa uma participação de 65,3% do mercado nacional.
A Cosesp (Companhia de Seguros do Estado de São Paulo) é a vice-líder do setor com 18,12% das vendas de seguro rural, o que representou no período de janeiro a junho R$ 10,16 milhões de receita.
O terceiro lugar no ranking rural é da Finasa Seguradora com R$ 1,25 milhão de receita e 2,2% do mercado, seguida pela Porto Seguro com receita de R$ 1,09 milhão e 1,94% de market share. A sinistralidade média no primeiro semestre foi de 31,07% e, apesar do segmento ter apresentado uma evolução considerável no período, a participação do seguro rural na indústria seguradora nacional ainda é pequena, apenas 0,4%.
As receitas do seguro rural cresceram 53,3% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2002. O setor vendeu no período de janeiro a junho R$ 56,07 milhões em prêmios, enquanto que no primeiro semestre do ano passado as receitas foram de R$ 36,57 milhões. Nos meses de maio e junho, o incremento nas vendas foi significativamente superior aos mesmos meses de 2002. Em maio, os negócios foram de R$ 12,29 milhões, um salto de 196,8% em comparação com os R$ 4,14 milhões de maio de 2002. No mês de junho, a produção de R$ 11,49 milhões representou uma evolução de 160,5% em relação aos R$ 4,41 milhões captados em junho do ano passado.
A evolução do seguro rural faz parte dos dados estatísticos do semestre divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Autor: Solange G. Silva

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