Alerta sobre o mercado marginal de seguros

17/10/2019 / FONTE: CQCS

alerta

O mercado marginal está avançando rapidamente para além do ramo auto. O alerta foi feito pelo presidente da Fenacor, Armando Vergilio, em entrevista para a imprensa no último dia do 21º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, realizado pela federação na Costa do Sauípe (Bahia).

Segundo ele, as associações que atuam à margem da lei já estão comercializando produtos correlatos ao seguro em modalidades como a fiança locatícia e o RCO (seguro de Responsabilidade Civil Obrigatória para empresas de transporte de passageiros interestadual). “As seguradoras não se posicionavam. Mas, agora, o mercado marginal já tem muitos clientes que são donos de carro zero e de luxo”, assinalou.

Para ele, a boa notícia é que as seguradoras estão se posicionando “com mais firmeza”, o que permite uma ação sinérgica do mercado legal contra aquelas associações. “O painel que discutiu esse assunto aqui no 21º Congresso dos Corretores de Seguros foi um divisor de águas. Tivemos as participações de executivos das principais seguradoras e da Fenseg. Além disso, foi apresentado um estudo profundo e assustador da Ernest & Young sobre mercado marginal”, salientou Vergilio.

Na visão do presidente da Fenacor, o mercado peca por não se comunicar adequadamente com a sociedade a respeito dos riscos inerentes ao mercado marginal. Nesse contexto, ele defende a adoção de uma estratégia uniforme, em várias frentes, visando a informar o consumidor sobre os riscos aos quais está sujeito ao contratar a proteção veicular.

Vergilio disse ainda que, entre outras propostas para combater essa irregularidade, a Fenacor sugeriu à Susep que passe a multar os donos das associações de proteção veicular e não mais a “pessoa jurídica”. Contudo, enfatizou que o mais importante é aprovar o projeto de lei que regulamenta essas associações para que tenham as mesmas obrigações exigidas do mercado legal. “Temos que estar unidos para aprovar o PLP 519, do deputado Lucas Vergilio, que trata dessa questão”, conclamou.

 

_____________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: https://www.cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: https://www.cqcs.com.br/fale-conosco/

Tags:

1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal:

nenhum comentário

    ANDRE LUIZ DANTAS

    Você precisa estar logado para ler o comentário.