Notícias | 5 de novembro de 2019 | Fonte: Ciclic

Vai viajar nas férias? Confira como funciona o seguro viagem

e extravio de bagagem a despesas médicas, garantia protege o usuário contra imprevistos durante as viagens nacionais e internacionais

Os meses das férias escolares são os principais escolhidos para as viagens nacionais e internacionais, e os passageiros estão cada vez mais optando por se proteger dos imprevistos: de acordo com a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), houve um crescimento de 19,2% na contratação de seguros viagem nos primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 2018. Entretanto, muitos viajantes ainda têm dúvidas em relação a esse modelo de seguro. Para esclarecer os principais pontos da cobertura, Raphael Swierczynski, CEO da insurtech Ciclic , lista abaixo um guia sobre a proteção:

O QUE É O SEGURO VIAGEM?

A proteção foi criada para dar assistência aos passageiros em determinados problemas que ocorram durante a viagem, doméstica ou internacional, de acordo com as regras de cobertura descritas na apólice. “Pode-se dizer que é o tipo de serviço que contratamos com a expectativa de não precisar acionar em momento algum, mas é imprescindível para garantir a segurança do consumidor quando ele está longe de casa.”, diz Magda Nassar, presidente da ABAV.

O QUE O SEGURO VIAGEM COBRE?

De acordo com a resolução 315 da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão que regula o mercado de seguros e capitalização brasileiro, o seguro viagem deve oferecer ao menos uma das seguintes coberturas:

Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas (DMHO);

Traslado médico;

Traslado de corpo;

Regresso sanitário;

Morte em viagem;

Invalidez permanente total ou parcial.

Quando o destino da viagem for no exterior, é obrigatório que o seguro cubra o DMHO, o regresso sanitário e os traslados (médico e de corpo). Entretanto, é comum as seguradoras ofertarem opções extras que ampliam as coberturas para outros itens relacionados às viagens, como extravio de bagagens, retorno antecipado do passageiro, atraso de voos e assistência jurídica.

COMO CONTRATAR O SEGURO VIAGEM?

É possível realizar a compra do seguro em agências de turismo, nas companhias aéreas e em seguradoras. Para aqueles que buscam maior comodidade, existem empresas que disponibilizam a contratação pela internet, como a Ciclic, startup especializada em seguros. A empresa oferece seus serviços de forma 100% digital e envia a apólice por e-mail após a compra.

O SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO?

A obrigatoriedade varia de acordo com o destino da viagem. Na Europa, devido ao Acordo de Schenger (política de livre circulação de pessoas pelos países membros da União Europeia), é necessário que os viajantes possuam seguro-viagem com no mínimo 30 mil euros de cobertura. Também exigem a proteção em Cuba (mínimo de $ 10.000) e na Venezuela (mínimo de $ 40.000). Em território nacional, não é obrigatória a contratação, porém há a recomendação para aquisição.

QUANTO CUSTA ADQUIRIR UM SEGURO VIAGEM?

O valor é calculado de acordo com o destino da viagem, o tempo de estadia, a idade do viajante e o tipo de cobertura escolhida. Como exemplo, um seguro para uma viagem nacional de duas semanas com a cobertura de R$ 50 mil custa, em média, R$ 66.

QUAL É A VALIDADE DO SEGURO VIAGEM?

“A validade começa no momento de despachar as malas, quando o seguro cobrir o extravio de bagagem. Por isso, é importante que, no momento da compra, o cliente informe exatamente o dia em que sairá do Brasil e o dia que retornará ao país”, explica Raphael Swierczynski, CEO da insurtech Ciclic.

COMO ACIONAR O SEGURO EM CASO DE NECESSIDADE?

Após a contratação do seguro, o usuário recebe os canais de atendimento. Para acionar o serviço, basta entrar em contato com a seguradora pelos telefones de emergência, que são exclusivos de acordo com o destino escolhido. O suporte geralmente é realizado em português, e a orientação varia de acordo com cada caso, sem que o usuário precise desembolsar nenhum valor em dinheiro, estando o montante dentro da faixa de cobertura contratada pelo cliente.

QUAIS OS IMPREVISTOS QUE OCORREM COM MAIOR FREQUÊNCIA?

De acordo com a ABAV, a causa mais comum para acionamento do seguro viagem é a assistência médica por acidente ou enfermidade, seguida de bagagem extraviada, cancelamento de viagem, atraso/cancelamento de voo, repatriação sanitária e despesas odontológicas.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN