Notícias | 9 de janeiro de 2015

Adesão a plano privado é maior entre idosos

Dados do boletim ‘Saúde Suplementar em Números’, produzido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), mostram que os brasileiros com 59 anos de idade ou mais são os que mais contrataram planos de saúde no Brasil nos 12 meses encerrados em setembro de 2014. Ao contrário do que se costuma pensar, é a contratação dos planos médico hospitalares por pessoas nessa faixa etária que tem impulsionado o mercado com crescimento em ritmo mais de duas vezes superior ao dos beneficiários com até 18 anos.

De acordo com o levantamento da instituição, o total de beneficiários com 59 anos ou mais cresceu 4,6%, na comparação entre o terceiro trimestre de 2014 e igual trimestre de 2013. Eles já são 6,3 milhões. Já o total de beneficiários com idade entre 19 e 58 anos avançou 2,8% e os com até 18 anos, 2%. “A maior participação da população idosa na contratação de planos de saúde está diretamente relacionada ao processo de envelhecimento populacional que o Brasil começa a viver”, diz o superintendente-executivo do IESS, Luiz Augusto Carneiro.

Segundo a instituição, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que o País já conta com 11,3% da população com 60 anos ou mais. Ainda de acordo com o órgão, a população de idosos deve alcançar 18,6% do total já em 2030, o que levanta questões sobre o impacto do envelhecimento na saúde suplementar, no Sistema Único de Saúde (SUS) e, também, na previdência.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN