Notícias | 30 de setembro de 2005 | Fonte: CQCS

AC Fenacor perto de se tornar realidade

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República, esteve nesta quinta-feira, na Fenacor, para a auditoria final da AR Fenacor, que cuidará de toda a parte operacional da certificação digital dos corretores de seguros. Foi a segunda etapa desse processo de auditorias, que começou entre os dias 12 e 16 deste mês, quando auditores daquele instituto viram de perto o resultado do forte investimento feito pela Fenacor para tornar a AC Fenacor a certificadora nacional dos corretores de seguros, com capacidade para atender aos profissionais de todas as regiões do país e com a parceria da Serasa, maior autoridade certificadora do país em capilaridade. O resultado dessas auditorias deve sair em cerca de três semanas, que é a média verificada nas ações realizadas pelo ITI em outras entidades.

A Fenacor vem investindo firme nesse projeto, adquirindo equipamentos de alta tecnologia e programas (software) de última geração. Além disso, a federação promoveu um intenso treinamento dos funcionários que ficarão encarregados de atender ao corretor de seguros no momento da certificação. O objetivo é garantir a melhor qualidade no processo de certificação digital da categoria.

Afinal, a certificação digital é um processo inexorável e, em dois ou três anos, irá atingir todos os segmentos econômicos. “A certificação também trará economia de tempo e de dinheiro, visto que permitirá uma redução de custos administrativos dos corretores de seguros, com uma queda acentuada da utilização de papel, e mais agilidade e rapidez no fechamento dos contratos”, afirma o diretor da Fenacor, Elizeu Augusto de Oliveira, que também é membro da Comissão de Certificação Digital da Fenacor.

Para o corretor de seguros, particularmente, terá inúmeras aplicações no seu dia-a-dia de trabalho. Será capaz, por exemplo, de inibir a ação dos hackers, que atuam na interceptação e na adulteração das comunicações feitas via Internet. Além disso, dará a certeza sobre quem foi o autor de mensagem ou informação enviada por meio eletrônico e impedirá a leitura, por pessoa não autorizada, de dados confidenciais dos clientes ou dos próprios corretores.

Em linhas gerais, a certificação viabilizará a realização de qualquer tipo de transação pela Internet, servindo de alternativa para a assinatura de próprio punho.

A Serasa é a responsável pela implantação da AC (Autoridade Certificadora) Fenacor e das ARs (Autoridades de Registro), que serão os Sincors estaduais em sua quase totalidade: “foi, sem dúvida, a melhor alternativa encontrada para atender às necessidades dos Sincors e da nossa categoria econômica, presentes em todas as regiões brasileiras”, explica o presidente da Fenacor, Armando Vergilio dos Santos Junior.

Cada sindicato poderá tornar-se uma AR vinculada à estrutura da Fenacor e emitir uma carteira de identificação no cartão normal ou em um cartão smart card, com certificado digital, muito em breve.

Um comentário

  1. SINCOR-BA

    30 de setembro de 2005 às 0:00

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN