Notícias | 13 de novembro de 2019 | Fonte: CQCS

ABGR 2019 debate os riscos de barragens

Durante o XIII Seminário Internacional da ABGR que começou nesta segunda-feira, dia 12, em São Paulo, foi discutido o seguro para barragens. Para discutir o assunto, estiveram presentes o consultor de engenharia, Marcos Moura, o advogado Walter Polido, o gerente de gestão de risco da Juruena participações e investimentos, Alexandre Maver, e  Márcio Guerreiro, da FenSeg.

Diante dos últimos desastres envolvendo o rompimento de barragens no Brasil, estão em trâmite no Congresso Nacional alguns Projetos de Leis que propõem a oferta de garantias financeiras em razão da existência de barragens.

Alexandre Maver, gerente de gestão de risco da Juruena Participações e Investimentos, disse que a realidade é que há situações mais pesadas e outras mais leves. “Não se pode colocar todas as barragens no mesmo “saco”. A intenção do legislador foi a melhor, mas debates como esse são importantes porque podem alcançar um texto que traga maior segurança, inclusive para quem está investindo”, disse.

Marcos Moura, consultor de engenharia, falou sobre alguns aspectos técnicos da gestão. “Observar o risco e prevenir, é a melhor ação para voar”, disse ele. Ele pontuou ainda que do lado do empreendedor, não se discute culpa. “Existem padrões a serem cumpridos”, afirmou.

Já Marcio Guerreiro, da FenSeg, se contra a obrigatoriedade do seguro. “Temos seguro de barragem, de mineradora. “A seguradora trabalha de acordo com a informação que ela recebe”, diz.

Ele afirmou nas comissões dentro da Federação esse assunto é discutido.  “Recebemos muita demanda do mercado. Temos a gama de cobertura para garantir todos os riscos desde a construção, execução, nossa função como federação e seguradora é viabilizar o negócio. O interesse do legislador é que a gente indenize em 30 dias uma catástrofe como Brumadinho. É complicado. Apropria legislação que tentam escrever é complicada de escrever.  A legislação ambiental já prevê muitas coisas é só colocar em prática”, diz.

______________________________________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN