Notícias | 29 de março de 2023

A tecnologia como ferramenta de flexibilização das coberturas do Seguro

A indústria de seguros está sendo constantemente transformada pela inovação tecnológica. Recursos como:uso de inteligência artificial e aprendizado de máquina, Big Data, digitalização de processos, integração de tecnologias de IoT (Internet das Coisas) e maior utilização de tecnologias de blockchain, por exemplo, permitem que as seguradoras ofereçam apólices personalizadas, ao mesmo tempo em que reduzem a fraude e aumentam a eficiência.

Tecnologia permitirá flexibilidade refinada das apólices

A previsão é de que esses recursos tragam ainda mais benefícios para as seguradoras e para os clientes na próxima década. Carros, residências e pessoas físicas serão todos segurados dentro de programas de seguros altamente flexíveis. Esses programas incluirão ferramentas tecnológicas sofisticadas para ajustar a cobertura de forma dinâmica e automática, garantindo que ela seja flexibilizada e otimizada ao ponto de se tornar personalizada em cada momento. 

Coberturas serão altamente personalizáveis

Ainda de acordo com as previsões, as soluções baseadas em IA monitorarão continuamente o comportamento humano, anteciparão proativamente desafios e oportunidades ao longo da jornada de vida do cliente e ajustarão a cobertura para fornecer ofertas contextuais e personalizadas.

70% das apólices de seguro Auto serão baseadas em uso

A Nationwide, uma das maiores seguradoras dos Estados Unidos, revelou que a expectativa, para daqui a alguns anos, é a de que cerca de 70% das apólices de automóveis recém emitidas serão baseadas no uso ou comportamento. Para que essa tendência se torne real, as seguradoras precisarão usar modelos analíticos avançados e algoritmos de aprendizado de máquina para analisar, em tempo real, as grandes quantidades de dados gerados por carros conectados e sensores de telefone. Como consequência, os players conseguirão criar ofertas de seguros personalizadas que são adaptadas para cada cliente individual.

Democratização da IA facilitará personalização

Segundo apontam as tendências, este ano a democratização da IA será acelerada. O que significa que a IA será simplificada na medida em que pode ser compartilhada com líderes de negócios, para que não fique apenas nas mãos de Cientistas de Dados ou técnicos. Como consequência, será possível, para esses líderes, adotarem decisões de negócios mais embasadas e com resultados mais eficazes para os clientes, incluindo o uso dos dados para personalizar melhor as ofertas.

É importante ressaltar, no entanto, que é necessário haver um mecanismo que forneça às partes interessadas e aos profissionais de negócios a capacidade de interpretar processos complexos de tomada de decisões de IA e garantir que cumpram as exigências regulatórias.

Necessidade de investimento em tecnologia e inovação

Todas as previsões apontadas para flexibilização das coberturas dependem, é claro, de diversos fatores contextuais. Um deles, sem dúvida, é a necessidade de investimento em tecnologia e inovação por parte das seguradoras. Nesse sentido, um dos players que está altamente comprometido com investimento em tecnologia e inovação é a Icatu: de 2017 até 2022, a companhia investiu mais de R$1 bilhão em iniciativas de tecnologia, transformação digital, inovação e experiência digital, sendo que, deste montante, R$200 milhões foram em 2021.

Mercado desafiador e disruptivo 

A Icatu foi reconhecida como uma das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo terceiro ano consecutivo, segundo o ranking Valor Inovação Brasil 2022, publicado no dia 27 de julho, pelo jornal Valor Econômico. Dessa vez, a companhia estreia no top 5 das empresas mais inovadoras na categoria de Seguros e Planos de Saúde, conquistando a 5ª posição. 

Na ocasião, Alexandre Vilardi, vice-presidente corporativo da Icatu, afirmou que o mercado segurador está cada dia mais desafiador e disruptivo: “Este resultado evidencia os investimentos que a Icatu está aportando em tecnologia e inovação, além dos esforços de toda a nossa equipe. O reconhecimento como uma das 150 empresas mais inovadoras do país, sobretudo no top 5 no segmento de seguros, está alinhado com os valores e desafios que a Icatu abraçou ao longo dos últimos anos, em sintonia com nosso objetivo de ser uma companhia cada vez mais ágil, dinâmica, flexível e preparada para operar em um mercado cada vez mais desafiador e disruptivo como o de seguros”, disse ele.

Personalizar pode expandir indústria de seguros

O potencial de transformar produtos e serviços de seguro mais flexíveis com o uso das tecnologias é alto. No entanto, conforme já dito, é necessário investir e preparar o terreno para as novas ferramentas a serem lançadas e as novas e altas exigências do consumidor moderno. Assim, a partir do momento que as seguradoras conseguirem criar modelos de cobertura adaptados ao estilo de vida e às necessidades específicas dos clientes ao ponto de alcançarem a hiperpersonalização, haverá um aumento significativo da adesão aos seguros e, consequentemente, uma forte expansão da indústria e o alcance de uma sociedade mais protegida.

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