Notícias | 31 de maio de 2021 | Fonte: Exame

A startup Azos quer que você dê valor à vida e gaste só R$ 5

Renato Farias, Rafael Cló e Bernardo Ribeiro, cofundadores da Azos: cerca de 85% dos brasileiros não possuem nenhum tipo de proteção (Azos/Divulgação)

Com R$ 13 milhões captados com investidores como Maya Capital e Kaszek, a insurtech brasileira lançou seu produto no mercado em abril

Os seguros são o novo alvo de empreendedores e investidores de startups. Depois de que empresas como Nubank e Creditas provaram que é possível conquistar espaço em setores concentrados nas mãos de players tradicionais, todos os olhos do ecossistema estão voltados para os R$ 274 bilhões que o mercado de seguros brasileiro movimenta por ano — e que ainda deve crescer muito para chegar ao patamar de economias mais maduras.

A mais nova empresa a disputar o setor é a insurtech Azos, que iniciou operações em abril deste ano com a promessa de oferecer um serviço mais barato e flexível na frente de seguro de vida. A empresa oferece apólices a partir de R$ 5 para níveis de cobertura que podem variar entre R$ 90.000 a R$ 2 milhões.

Para precificar o produto, a empresa só pede que o cliente informe a data de nascimento, o peso e altura, se fumou nos últimos 24 meses e qual valor quer de cobertura. Depois que a cotação é feita, a companhia pergunta uma série de questões sobre saúde, mas não exige atestados ou exames. O processo todo demora poucos minutos e o contrato pode ser feito digitalmente ou via um corretor parceiro.

Trajetória do negócio

A empresa está sendo idealizada desde 2019 pelo trio de amigos Renato Farias (ex-diretor de operações internacionais da DogHero), Rafael Cló (ex-líder de análise de varejo da Kraft Heinz) e Bernardo Ribeiro (ex-gerente de marketing do Burger King).

A ideia para o negócio surgiu a partir de um problema que Cló teve com seu seguro de vida enquanto morava nos Estados Unidos. Com o cartão de crédito vencido, precisava trocar o método de pagamento da sua apólice, mas levou mais de dois meses, entre ligações para corretora e seguradora, até conseguir resolver o problema. Indignado, começou a pesquisar o setor e viu uma oportunidade de negócio de criar uma seguradora digital.

Em abril de 2020, o trio captou R$ 500.000 com investidores-anjo americanos e brasileiros, entre eles o fundador da insurtech americana Hippo, para poder tirar a Azos do papel. Estudando referências internacionais, os empreendedores decidiram que seria melhor não tentar ser uma seguradora logo de cara, mas sim fazer parcerias com grandes empresas do segmento para poder customizar e vender seus produtos em um formato white label.

Nos Estados Unidos, o modelo já tem alguns cases de sucesso na área de seguro de vida. A insurtech Ethos, por exemplo, usa a mesma estratégia de administrar planos das seguradoras e captou agora em maio um aporte de US$ 200 milhões que a avaliou em US$ 2 bilhões. Startups como Health IQ, Bestow e Ladder também têm ganhado espaço no segmento e chamado atenção dos fundos.

Investimentos

No caso da Azos, não foi diferente. Em outubro do ano passado, quando os sócios já tinham definido o modelo de negócios, captaram R$ 12,5 milhões em uma rodada de investimento com a Kaszek Ventures, Maya Capital, Propel e alguns outros anjos dos mercados de tecnologia e seguros.

“Desde quando fundamos a Kaszek em 2011 acreditamos no potencial de seguros na América Latina. Vemos empresas como Nubank e Creditas inovando nas finanças, mas o mercado de seguros continuou parado. Quando conhecemos os fundadores da Azos, que estudaram o mercado e tinham uma ideia clara de produto, decidimos apoiar”, diz Santiago Fossatti, sócio da gestora.

O objetivo da rodada foi ter capital para contratar uma equipe de tecnologia e montar a primeira versão do produto, que foi colocada no mercado agora no primeiro semestre. “Os recursos foram usados para montar um time forte de tecnologia e firmar parcerias com resseguradora e seguradora de ponta no mercado para construir do zero novos produtos de seguro”, afirma Renato Farias.

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