Notícias | 20 de maio de 2019 | Fonte: CQCS | Sueli Santos

9º Simpósio Paranaense de Seguros tem presença de Marcio Coriolano

O presidente da Confederação das Seguradoras (CNseg), Marcio Coriolano, fez palestra no 9º Simpósio Paranaense de Seguros que aconteceu em Curitiba nos dias 16 e 17 de maio.  Para Marcio Coriolano são muitas as variáveis para que o mercado de seguros seja mais proporcional ao tamanho de sua importância para o país. Ele destacou taxas maiores de crescimento da economia, com reflexos positivos na criação de postos de empregos e expansão da renda, seguros inclusivos, mais adequados aos segmentos de rendas mais baixas, marco regulatório que torne o ambiente de negócios mais amigável estão entre os fatores que poderão dar nova dinâmica ao setor.

“As reformas liberalizantes são necessárias para todas as atividades retomarem o fôlego, e as compras de seguros, mas é também necessário que o governo inclua o setor entre aqueles que devem constar das políticas públicas. Motivo? Podem ampliar a proteção de patrimônios e de pessoas e das pessoas, reduzindo as vulnerabilidades e o önus do Governo, e as provisões técnicas do setor, de mais de RS 1 trilhão, podem retroalimentar o desenvolvimento. Para cumprir esse duplo papel, entretanto, a regulação do setor deve ser efetivamente atualizada”, enfatizou Coriolano.

Na avaliação do presidente da CNseg, há uma interdependência do seguro com os ciclos econômicos. Entre 2008 e 2010, as vendas de seguros tiveram forte expansão, por causa da trajetória positiva do PIB. O mercado cresceu 7,8% reais no período; outros 9,4% entre 2011 e 2013; 3% entre 2014 e 2016(apesar da severa recessão de 2015/2016), e 1,4% nos dois últimos anos.

Coriolano afirmou que o fato de o Brasil ter 70% dos trabalhadores que recebem até RS 2 mil  representa um desafio a mais para que o mercado de seguros doméstico apresente um desempenho mais vigoroso no ranking mundial da atividade.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN