Notícias | 10 de novembro de 2020 | Fonte: CNseg

7ª Semana da Estratégia Nacional de Educação Financeira acontece entre 23 e 29 de novembro

CNseg, Federações associadas e empresas do setor preparam uma série de ações em educação securitária

10 de Novembro de 2020 – Educação em Seguros

A 7ª Semana da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que este ano acontece entre 23 e 29 de novembro, terá como tema “Resiliência financeira: como atravessar a crise?”. 

Instituições públicas e privadas podem planejar e cadastrar no site da Semana ENEF ações educacionais gratuitas, por meio virtual, com o objetivo de disseminar a educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal (clique aqui para saber como). Dessa forma, contribuem para que os brasileiros estejam mais preparados para enfrentar o delicado momento que o Brasil e o mundo atravessam devido à pandemia do novo coronavírus, capacitando-os para tomar as melhores decisões para aplicação de seus recursos em tempos de crise. Em 2019, a iniciativa realizou cerca de 14 mil ações, alcançando mais de 70 milhões de pessoas.   

A exemplo dos anos anteriores, a CNseg, que já teve o reconhecimento de suas ações em educação securitária por meio do Selo ENEF, é a responsável pelo engajamento das seguradoras associadas e pelo cadastro das mesmas no site oficial da Semana ENEF. Além disso, a Confederação Nacional das Seguradoras também está organizando uma série de atividades de educação em seguros a serem realizadas na última semana de novembro.   

A Rádio CNseg e o Canal Seguro no YouTube divulgarão no período uma série de sete podcasts com especialistas indicados pelas Federações associadas sobre Seguro de Automóveis, Seguro Residencial, Seguro de Garantia Estendida, Seguro de Vida, Seguro de Acidentes Pessoais, Planos e Seguros de Saúde e Títulos de Capitalização, com orientações sobre o que se deve saber antes da contratação de cada um desses produtos.   

Durante a Semana ENEF, também faremos o lançamento de um vídeo sobre o Guia de Acesso do Consumidor às Empresas de Seguros, publicado recentemente, e disponibilizaremos no Portal da CNseg um quiz para as pessoas medirem seu grau de conhecimento sobre educação em seguros. 

Em 25 de novembro, o Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, participará de webinar organizado pela Susep, dentro do calendário da Semana ENEF, tendo como tema “O papel do regulador e do setor de seguros em tempos de crise”, junto com representantes da Superintendência de seguros Gerais e da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

O Programa de Educação em Seguros da CNseg

As ações organizadas pela Confederação em prol da educação securitária, além de integrarem a Semana ENEF, fazem parte do Programa de Educação em Seguros da CNseg, lançado em 2016 com o objetivo de levar conhecimento estruturado e informações qualificadas e compreensíveis à sociedade em geral.

Composto por 21 iniciativas, o Programa é responsável pela produção de uma série de livretos, guias e cartilhas, que explicam de forma simples e didática os fundamentos do seguro como, por exemplo, os que abordam “A Atividade Seguradora: Fundamentos, Conceito, História e Operação”, “O Contrato de Seguro”, “Prevenção e Combate à Fraude em Seguros”, “Função Social e Econômica do Seguro” e “”O Mutualismo como princípio fundamental do Seguro”.

Outra importante publicação é o Glossário de Seguros, que contempla e detalha todos os produtos ofertados pelos segmentos de seguros, suas coberturas principais e adicionais, os riscos excluídos, amplitude de capitais segurados e formas de contratação, contribuindo para ampliar a compreensão sobre os principais conceitos do setor.   

Parcerias com instituições de ensino, como a realizada entre a CNseg e o Ibmec para a criação de uma disciplina de educação securitária nos cursos de graduação da instituição, também fazem parte do Programa de Educação em Seguros, bem como a Rádio CNseg e o “Canal Seguro” no YouTube, já citados, e as ações nas redes sociais sobre o tema e workshops para jornalistas e públicos variados, entre outras ações.  

Acompanhe as iniciativas da 7ª Semana ENEF, conheça mais sobre o Programa de Educação em Seguro da CNseg e adquira o conhecimento necessário para tornar-se protagonista de sua vida financeira.

__________________________________________________________________________________

Participe do Bom Dia Seguro, o maior grupo no WhatsAPP exclusivo para Profissionais de Seguros de todo Brasil.

Realize o seu cadastro através do link e venha compartilhar conhecimento: http://cqcs.com.br/cadastre-se/

Caso você já seja cadastrado no CQCS, envie um Fale Conosco solicitando participar do grupo. Link: http://cqcs.com.br/fale-conosco/

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN