Porto Seguro Saúde ressalta a importância da prevenção ao sarampo

14/10/2019 / FONTE: Porto Seguro

vacina-bebe-1

Erradicada até 2017, doença infectocontagiosa voltou a ser motivo de preocupação no Brasil e no mundo

Há dois anos, os casos de sarampo no Brasil e no mundo voltaram a ser registrados após a doença ter sido considerada erradicada no mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente nos primeiros sete meses de 2019, de acordo com dados do Ministério da Saúde, foram registrados 1,3 mil casos de sarampo no Brasil – com 95,2% dos casos ocorrendo nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia, unidades da federação que já constam no radar como locais com surto da doença no país.

 

Sabendo da importância do tema, o Porto Seguro Saúde traz informações importantes sobre o sarampo. A médica do Porto Seguro Saúde Ocupacional, Dra. Tatiana Borna Trigo, esclarece algumas dúvidas sobre a doença.

O que é o sarampo?

É uma doença infectocontagiosa provocada por um Morbilivirus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro, tosse, fala ou respiração de indivíduos doentes. O período de incubação (tempo entre o contágio e o início dos sintomas) é cerca de 12 dias. A doença poderá ser transmitida desde antes do aparecimento dos sintomas até o quarto dia após surgirem placas avermelhadas na pele.

Quais são os sintomas?

O sarampo possui alguns sintomas fáceis de perceber e que podem auxiliar no diagnóstico da doença. Mas claro, sempre consultando um médico. Dentre os sintomas do sarampo, estão: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal, mal-estar intenso, manchas avermelhadas e lesões dolorosas na boca. O sarampo é uma doença grave e pode acometer o sistema nervoso central, com a possibilidade de complicações com infecções secundárias, podendo levar à morte. Desnutridos, recém-nascidos, gestantes e pessoas portadoras de imunodeficiências estão mais suscetíveis à doença.

Como é diagnosticado e qual o tratamento?

O diagnóstico é feito baseado nos sintomas clínicos e pode ser confirmado através de exames laboratoriais. Já o tratamento é sintomático, visando o alívio dos sintomas. Recomenda-se repouso, ingestão de bastante líquido, uma alimentação leve e sintomáticos para febre e mal-estar.

 

Como é a prevenção ao sarampo?

A prevenção é feita por meio da vacina, extremamente efetiva e com poucas contraindicações. A vacina no Brasil é recomendada em duas doses: aos 12 meses com a vacina tríplice viral (sarampo-caxumba-rubéola) e aos 15 meses com a quádrupla viral (sarampo-caxumba-rubéola-varicela). É preciso realizar a segunda dose entre 4 e 6 anos.

 

É imprescindível que todas as crianças sejam vacinadas e, para os adultos que não receberam a proteção e não tiveram sarampo, também devem ser vacinados. É contraindicada apenas para menores de seis meses de idade, gestantes, imunocomprometidos e pessoas que registraram algum tipo de alergia em aplicação anterior.

Fique atento e previna-se contra o sarampo.

 

Sobre a Porto Seguro:

A Porto Seguro é uma empresa brasileira com mais de 70 anos de mercado e está entre as maiores seguradoras do País, ocupando a primeira posição nos ramos de Seguro Auto e Residência. Atualmente, são quase 8,5 milhões de clientes únicos, 13,2 mil funcionários, 12,5 mil prestadores e 36 mil corretores parceiros. A companhia tem ainda 105 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. O Grupo Porto Seguro é formado por 27 empresas – entre elas Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência, Porto Seguro Saúde e Porto Seguro Uruguai – que atuam nos mais diversos ramos como seguros, produtos financeiros, serviços de emergência e conveniência, proteção e monitoramento, plano de saúde para Pets, entre outros. Em 2018, o lucro líquido da companhia foi de R$ 1,3 bilhão.

 

Produtos de Saúde da Porto Seguro:

A Porto Seguro Saúde oferece às grandes, médias e pequenas empresas possibilidades de produtos que podem ser contratados de acordo com as diferentes necessidades e perfis. O Porto Seguro Saúde Ocupacional é referência em Segurança no Trabalho, Saúde Ocupacional e Ergonomia. O Porto Seguro Odontológico é destinado às empresas a partir de quatro vidas, possui uma rede referenciada nacional com mais de 25 mil opções de atendimento em todas as especialidades e oferece benefícios diferenciados a uma carteira com mais de 7,5 mil empresas e 520 mil segurados.  Já o Porto Seguro Saúde cuida de milhares de segurados há mais de 20 anos e proporciona às empresas, a partir de cinco vidas, uma ampla rede referenciada de hospitais, laboratórios, consultórios médicos e clínicas.

Tags:

1. Você precisa ser cadastrado para enviar o seu comentário. Se ainda não fez o seu cadastro, por favor, clique aqui. Um e-mail será enviado para a sua caixa postal, fornecendo sua senha.

Esqueceu sua senha?

Preencha o campo abaixo com o mesmo endereço de e-mail que você usou para fazer o seu cadastro e enviaremos uma nova senha para a sua caixa postal: