Notícias | 7 de março de 2019 | Fonte: Sincor-SP

Previdência privada perdeu 224 mil participantes

saving money-young woman putting a coin into a money-box-close up

Durante o ano passado, os planos de previdência privada perderam 224 mil participantes em todo o Brasil. Segundo dados da FenaPrevi, 2018 terminou com 13,1 milhões de contribuintes. De acordo com especialistas, o motivo seria a queda do juro básico da economia, que diminui a procura no setor.

Para a Federação, além da queda do juro básico, a instabilidade gerada pelas eleições também afetou o segmento. “No ano passado, o desemprego não teve a melhora que se apontava. Foi um ano eleitoral com uma série de incertezas e a economia ainda com uma recuperação muito lenta. O sistema como um todo se mostrou resiliente frente a este cenário, com reservas crescentes”, afirma o presidente, Jorge Nasser.

A captação líquida (diferença de depósitos e resgates) registrou R$ 39,5 bilhões, queda de 30,64% em relação ao ano anterior.

Apesar de alguns dados negativos, as reservas dos planos de previdência privada aberta cresceram 10,54% no ano passado, totalizando R$ 836 bilhões. Nos últimos cinco anos, este saldo apresentou expansão em média 12% ao ano.

O presidente da FenaPrevi acredita que a procura pelos planos de previdência vão aumentar assim que a reforma do Governo for aprovada.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN