Notícias | 13 de dezembro de 2018 | Fonte: CQCS I Yan Passos

ABA atua no empoderamento socioemocional de crianças e adolescentes em comunidade

Acredita-se que, com a transformação do indivíduo, através da educação e cultura, o futuro pode ser impactado

Ao longo da vida, o ser humano é rodeado de fatores que podem o atingir de maneira positiva ou negativa. Partindo dessa perspectiva, a Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz (ABA) desenvolve atividades que promovem educação socioemocional a crianças e adolescentes desde 2012, através do Programa de Desenvolvimento Socioemocional (PRODESE), na associação que fica localizada na Comunidade Santa Rita, em São Paulo.

O objetivo do PRODESE é fazer com que o público-alvo estimule as aptidões sociais e emocionais, por meio de exercícios de observação, percepção de sentimentos em si e em outrem, análise de comportamentos e casos, tendo como base o currículo Promoting Alternative Thinking Strategies (PATHS), renomado internacionalmente, dos psicólogos Mark Greenberg e Carol Kusché.

“Se eles entendem o que sentem, podem também reconhecer como essas emoções influenciam seus atos. Aprendendo a lidar com as próprias emoções, eles se fortalecem para responderem aos desafios do cotidiano”,  conta a diretora da ABA, Rose Oliveira.

“A gente aprende com o PRODESE coisas que muita gente não teve a oportunidade e faz toda a diferença quando estamos num momento de raiva, de problema ou quando vemos alguém assim e podemos ajudar. Ter as aulas e conversar sobre as emoções faz a gente entender melhor os sentimentos, sabe? Eu não entendia como o emocional pode atrapalhar tanto… ou ajudar”, afirma Isabella Batista Cardoso, de dez anos, que participa das atividades da Associação desde os seis.

Para Suelen Lorrane da Silva, os exercícios desenvolvidos na Associação contribuíram para que reconhecesse os sentimentos. “Antes sentia coisas que eu não sabia o nome. Na ABA, eu aprendi o nome dos sentimentos, o que fazer e como lidar com eles”, revela.

A ABA atua na Comunidade Santa Rita há cerca de 24 anos.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN