Notícias | 3 de maio de 2021 | Fonte: QuiGo

3 perguntas que todo diretor de corretora de seguros deve saber responder

Algumas questões são essenciais em uma corretora de seguros, e saber não apenas quais são, mas como respondê-las apropriadamente é muito importante para um diretor de seguradora ou corretor de seguros independente. Por isso, trouxemos aqui essas perguntas e a melhor forma de respondê-las: 

1 – Qual o índice de sinistralidade de sua corretora?

Essa é uma pergunta extremamente importante, e se você não consegue respondê-la, pode ser que a sua corretora esteja correndo sérios riscos. Você pode realizar o cálculo de sinistralidade manualmente, reunindo todo o histórico recente (últimos meses) de seus clientes e com muita paciência, verificando quais deles sofreram sinistros para calcular qual é a porcentagem de clientes com sinistro em relação ao número total de clientes na carteira.

Mas fazer esse cálculo de forma manual é extremamente trabalhoso, portanto, fica muito mais fácil se o sistema gerenciador que a sua corretora usa fizer o cálculo da sinistralidade.

Após ter feito o cálculo, avalie o resultado:

– Se a taxa está abaixo de 30%, isso é excelente.

– Se a taxa está entre 31% a 35%, ela está boa.

– Se estiver entre 36% e 39%, é regular.

 Acima de 40%, alerta máximo!

Se o índice de sinistralidade está acima de 40%, precisa diminuir urgentemente. Avalie seus possíveis “clientes problemas”, pois com certeza você deve estar com vários. Aí vai uma outra dica de gestão de corretoras de seguros: você não precisa e não deve vender para todo mundo, às vezes é preciso evitar certo perfil de clientes.

2 – Você tenta empurrar sempre o seguro mais barato ao cliente?

Uma das principais dicas de gestão de corretoras de seguros é: se você e / ou a sua equipe ainda caem naquela velha história de oferecer sempre o seguro mais barato para o cliente, precisam mudar esse comportamento urgentemente.

Recomendamos que você, enquanto gestor, busque oferecer propostas de seguros personalizadas para os clientes sempre que possível. Fazendo isso, o índice de satisfação da sua carteira irá subir, fidelizar o cliente e mostrar a ele que você entende as necessidades e desejos individuais dele.

O problema de oferecer o seguro mais barato, é que nem todas as pessoas querem o mais barato. É claro que o seu cliente valoriza o preço na hora da compra, mas isso não quer dizer que ele sempre vai fazer a escolha mais barata sem pensar no custo-benefício. E é isso que você precisa ter em mente.

3 – Você tem as melhores ferramentas possíveis para trabalhar?

Essa pergunta parece ser fácil de responder, mas não se engane. Muitos gestores não sabem se realmente oferecem o que há de melhor em ferramentas para seu trabalho. Pode soar “vendedor” demais, mas não estamos dizendo isso para vender os nossos softwares e sim porque é a mais pura verdade.

A tecnologia está ao nosso lado e podemos fazer bom uso dela. Caso você seja um gestor mais antigo, provavelmente vai se lembrar de como vender seguros era mais trabalhoso há 20 anos atrás. Isso vem mudando através do surgimento de ferramentas extremamente úteis para o corretor.

E quando falo de ferramentas, não estou tratando apenas de softwares pagos. Há também excelentes ferramentas grátis para você aproveitar dentro da sua corretora. Alguns exemplos de aplicativos grátis que recomendamos que você indique para seus colaboradores:

  • Aplicativos de notas: Para registrar informações importantes e até anotar as ideias que surgem durante o dia a dia, um aplicativo de notas é o melhor amigo do gestor e também de uma equipe de corretores. Exemplos de aplicativos: Evernote e Google Keep.
  • Aplicativo de agenda: Um aplicativo é muito melhor que uma agenda de papel, pois ele te avisa quando um compromisso está próximo de acontecer. Depois que sua equipe começar a usar, vão achar impossível viver sem. Recomendamos: Google Agenda.
  • WhatsApp: Esse aplicativo é revolucionário e não pode faltar nos smartphones da sua equipe, simplesmente porque a maioria dos seus clientes, senão todos, usam o “Whats”. E com o WhatsApp Business, você não precisa se preocupar com bagunçar suas conversas pessoais com as profissionais.

Além disso, é claro que indico o uso de softwares pagos, simplesmente porque eles são bons e valem o custo. E se você quer o crescimento de sua corretora, QuiGo oferece as funcionalidades ideais para a gestão de seu negócio, carteira de clientes, integração com mais de 27 seguradoras e cálculos auto, permitindo a você:

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