DPVAT - Corretores | 17 de setembro de 2009 | Fonte: CQCS | Jorge Clapp

Dpvat paga R$ 5,4 milhões de indenizações por dia

De janeiro a julho, o seguro obrigatório para veículos automotores (DPVAT) pagou em média, a cada dia, R$ 5,4 milhões de indenizações. O total acumulado nesses sete meses chega a R$ 977,5 milhões em indenizações por morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas e hospitalares.

E mais: cerca de 140 mil vítimas de acidentes de trânsito ou seus beneficiários foram atendidos no período. Isso significa a extraordinária marca de 777 indenizações pagas, em média, diariamente, ou ainda, 32 pagamentos feitos a por hora em todos dias.

Segundo dados da seguradora Líder Dpvat, a quase totalidade dos pagamentos foi realizada em até 30 dias. Ainda de acordo com a empresa, o número de indenizações pagas de janeiro a junho registrou aumento de cerca de 4,43% em comparação ao mesmo período de 2008, passando de 134 mil para 140 mil.

Mais uma vez, as motocicletas, embora representem uma frota bem menor em relação ao total de veículos do País (25%), estiveram envolvidas na maior parte dos acidentes. Até junho, 56% do número de total de vítimas e 47% do valor total das indenizações pagas tiveram relação com acidentes envolvendo motos.

A inquestionável melhoria do atendimento às vítimas de acidentes e a aos beneficiários tem muito a ver com projetos tais como o desenvolvido pela Centauro, que vem investindo no aprimoramento desse processo a partir de parcerias com empresas corretoras de seguros visando a agilizar o atendimento à sociedade no caso específico do Dpvat.

Esse modelo já vigora em vários estados e é utilizado por mais de 200 corretoras de seguros. A expectativa da Centauro é a de ter, até o final do ano, mais mil corretoras atuando em parceria no projeto.

Ao aderir ao sistema, o corretor pode exercer uma importante função social, que é a de oferecer atendimento qualificado e rápido a pessoas de cidades de pequeno e médio porte do interior do País. E embora a corretora seja remunerada apenas pela taxa de cadastro, esse atendimento terá certamente um efeito multiplicador para a carteira de negócios da empresa, conquistando novos clientes dentro do círculo de relacionamento da pessoa bem atendida.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN