Debate Seguro | 28 de julho de 2003 | Fonte: CQCS - Centro de Qualificação do Corretor de Seguros

Sul América acorda restituir comissão e volta atrás, Corretor tem suas comissões bloqueadas arbitrariamente pela Sul América e não aceita! Colega se posiciona em relação a posição autor

Nome….: Luiz Fernando Roman Ayres
E-mail..: [email protected]
Empresa.: Solo Brasil Corretora de Seguros
Cidade..: São Paulo
Estado..: SP
Assunto.: É com pesar que venho manifestar-me em relação à redução de comissionamento pela Sul América Seguros. Também tivemos nossa comissão reduzida a 20% em 15/04/2003, mas só fui comunicado em 30/04/2003. O pior é que mesmo argumentando alta sinistralidade para tal medida, a Cia. não conseguiu me apresentar até a presente data números dos últimos 03 anos que a levaram tomar tal postura. O mais interessante é que depois de ter a palavra pessoalmente do Superintendente da Sul América Seguros (Sr. Antonio Carlos Stéfano) de que teríamos a recondução de nossa comissão, recebemos uma ligação do Gerente do Nac Tatuapé (Sr. Paulo Sérgio Bissolli) informando-nos que não haveria mais tal recondução já prometida sem justificativa nenhuma.
Embora muitos corretores passam para não produzir com a Cia., como vou dizer aos meus segurados (que até então eu só transmiti segurança em relação à Sul América) que tal seguradora não nos respeita como profissional?
Coloque-me a disposição via e-mail a todos os corretores que estão em mesma situação para tentarmos juntos obter alguma satisfação da Seguradora. ([email protected])

Nome….: CLAUDIO CHAMORRO REBERTE
E-mail..: [email protected]
Empresa.: LECRAM C. CORRETORA DE SEGUROS S/C LTDA.
Cidade..: SÃO PAULO
Estado..: SP
Assunto.: COMISSÕES BLOQUEADAS
CONTINUO A AGUARDAR O CREDITO DE 20% DE MINHAS COMISSÕES QUE FORAM BLOQUEADOS PELA SUL AMERICA CIA. NACIONAL DE SEGUROS 7110 DE INDEVIDA SEM QUALQUER SATISFAÇÃO OU O DEVIDO RETORNO ESTA PRATICA VEM PRATICADA COMIGO DESDE 17-05-03 E DEIXEI BEM CLARO QUE ACEITO TRABALHAR COM QUALQUER COMISSÃO APÓS UMA COMUNICAÇÃO FORMAL E TRATAMENTO EDUCADO E IGUAL QUALQUER VINCULO COMERCIAL EXIGE-SE ISTO.
CORDIALMENTE CLAUDIO CHAMORRO REBERTE

Nome….: Sergio Fernandes
E-mail..: [email protected]
Empresa.: Autônomo
Cidade..: Rio de Janeiro
Estado..: RJ
Assunto.: Não era preciso ter bola de cristal para prever a reação da Sul América à essa onda de protestos, por parte dos corretores.
Para quem conhece a seguradora, a ausência de qualquer pronunciamento a respeito não causa qualquer espanto.
Sempre foi assim que ela se posicionou – alheia a tudo e a todos – e não seria diferente desta vez.
Isso é característico das mega-corporações. Vejam o exemplo da Microsoft, no setor de informática. Onde quer que se pronuncie o seu nome, haverá alguém para dizer: “I hate Microsoft”. Entretanto, ela segue em frente, consolidando a cada dia a sua posição de liderança na áera de softwares.
Sabem porquê? Simplesmente porquê, apesar de odiarmos a empresa, não vivemos sem seus produtos. Falamos mal do Sr. Bill Gates, mas não conseguimos imaginar um computador sem Windows.
O mesmo ocorre com relação à Sul América. Apesar de nossos protestos, sabemos que não podemos, simplesmente, ignorarmos sua presença no mercado.
A verdade é que não dá para deixar, de uma hora para outra, de produzirmos com ela. Não por nossa vontade, mas pela de nossos clientes. Para estes, ainda permanece a imagem de excelência em produtos e serviços, que sempre destacou a empresa, nestes mais de cem anos de existência.
Enquanto esta imagem permanecer intocada, a Sul América continuará isolada, em seu pedestal.
Façamos, então, a seguinte reflexão: existe melhor propaganda do que aquela, feita boca-a-boca, pelo vendedor do produto?
Não seremos nós, os corretores de seguros, responsáveis, em grande parte, pela construção da imagem da seguradora?
Ora, se isto for verdade, este é o caminho para nos fazermos ouvir, em nossas reivindicações.
Pode ser um longo caminho a percorrer, mas as grandes mudanças levam tempo para serem produzidas.
Podemos ser pequenos, em relação a uma empresa como a Sul América, mas não podemos esquecer que, de acordo com a milenar sabedoria oriental, um grão de arroz pode desequilibrar a balança.
Sergio Fernandes

CQCS Responde – Prezados Colegas, o que todos esperamos da Sul América é uma resposta a estas colocações e o reembolso das comissões devidas, pois todos sabemos que as mesmas só podem ser reduzidas ap;os aviso prévio FORMAL.
Imaginem o caos que será a vida de qualquer Corretor, se as Seguradoras passarem a mexer nas suas comissões sem aviso prévio.
Lembramos que esta atitude da Sul América é única, pois nunca recebemos NENHUMA reclamação de qualquer Corretor questionando que a sua comissão foi reduzida sem ele ter sido avisado previamente!
Assim sendo, desde que os NOSSOS Colegas continuem a se manifestar, estaremos diariamente publicando as arbitrariedades e estimulando a Sul América a se posicionar.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN