Debate Seguro | 9 de setembro de 2005 | Fonte: CQCS

Questionário de perfil – Real tira dúvida de Corretor

Nome….: Ivan Andrade
E-mail..: [email protected]
Cidade..: Uberlândia
Estado..: MG
Demanda.: Caros Colegas,
Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida: A Real Seguros concede
descontos sobre o prêmio de acordo com as respostas do Questionário Bom
Risco, por exemplo: Para veículos que rodam até 20.000 KM por ano é
concedido um desconto de 04% mas se, no momento do sinistro for constatado
que a kilometragem é maior que 20.000 km por ano esse desconto é deduzido
da indenização. A dúvida é a seguinte: está correto a seguradora cobrar o
desconto indevido na indenização? Pois me parece incorreto uma vez que o
desconto é concedido sobre o prêmio e não no valor da indenização, até
porque, no momento da contratação do seguro, não se sabe nem mesmo se
haverá uma indenização.

Grato,

A Real Seguros responde:

Em resposta ao questionamento apresentado pela Sr. Ivan Andrade,
esclarecemos que há duas formas de atuação no mercado quando a situação do
risco no momento do sinistro for diferente da declarada na contratação: A
primeira é aquela onde o segurado perde o direito a indenização. A segunda
é proporcionalizar a indenização segundo algum critério.

Na pela Real Seguros o segurado participa dos prejuízos de sinistro com a
diferença entre o desconto obtido e o desconto correspondente à real
situação no momento do sinistro.

A participação não pode ser aplicada sobre o valor do prêmio pois, desta
forma todos os clientes seriam induzidos a optar pelas respostas que
concedem maiores descontos e somente aqueles com sinistro teriam o prêmio
reconduzido para o nível adequado atuarialmetente. Esta prática geraria um
desajuste nas tarifas além de descaracterizar a função do Questionário Bom
Risco que é de atribuir descontos conforme os características e hábitos dos
segurados.

Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

Atenciosamente,

Real Seguros S.A

CQCS comenta: Caro Ivan, realmente é difícil precisar a quilometragem efetiva, porém se você colocar a situação claramente para o cliente, ele não poderá reclamar depois de decidir optar pelo desconto ou a quilometragem ampliada, ou ainda fazer uma comunicação à seguradora para re-análise do risco. Se é correto? Sim, o prêmio é uma proporção à cobertura contratada.

Um abraço,

Rosvaldo

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