Debate Seguro | 21 de julho de 2003 | Fonte: CQCS - Centro de Qualificação do Corretor de Seguros

Pesquisa aponta os principais problemas dos Corretores de Seguros

O Centro de Qualificação do Corretor de Seguros, www.cqcs.com.br, com o patrocínio da HBO/V Consultores, www.hbovconsultores.com.br, efetuou uma pesquisa com os participantes da sua comunidade, visando identificar os principais problemas que assolam o dia a dia destes profissionais.
Os resultados levaram a conclusões muito interessantes, que vão desde a já conhecida ojeriza à concorrência com os Bancos até a falta de políticas governamentais claras de apoio ao Corretor de Seguros.
Os cinco principais pontos de dificuldade citados foram:
1. Concorrencia dos bancos (55,38%);
2. Perda do negócio em função de preços passados por outros corretores que não explicam as condições reais do seguro – Concorrência desleal (43,08%);
3. Falta de pessoal qualificado nas Seguradoras (31%);
4. Alta carga tributária, sem os devidos benefícios (29,23%);
5. Falta de acesso a deptos das seguradoras (26,15%).
Também tiveram alta citação problemas como diversidade nos sistemas de cálculos e perfis usados nas seguradoras , condições diferenciadas em função de alta produção, dificuldade na colocação de riscos, deficiência na liquidação de sinistros e falta de divulgação de entidades como Susep, Fenacor, Funeseg e Fenaseg.
Na consolidação dos dados foram constatados mais de 50 problemas no dia a dia do Corretor e 16 itens atingem a mais de 10% dos entrevistados.
O objetivo deste estudo é poder abrir um grande debate sobre a realidade diária enfrentada pelos Corretores de Seguros Profissionais com a categoria, seguradores e entidades de classe.
“O futuro do Corretor de Seguros está em cheque e é urgente uma reformulação das práticas do nosso mercado para perpetuar esta profissão, que corre risco de vida!”alerta Gustavo Doria Filho, Diretor Executivo do CQCS, que acredita estar criando um ambiente de reflexão com este trabalho. “Estamos fazendo a nossa parte alertando Corretores, Seguradores e Entidades de classe com este estudo.”
O CQCS continua recebendo, através do e-mail [email protected] os e-mails com as 05 principais dificuldades enfrentadas no dia a dia dos Corretores. Mas alerta que só serão computados os e-mails que vierem com Nome, Empresa, Código Susep, Cidade e Estados dos participantes do estudo. “É fundamental que o maior numero de Corretores participem deste estudo, afinal estaremos utilizando este estudo para auxiliar na solução dos problemas do seu cotidiano.”afirma Doria Filho.
“Alguns problemas, na nossa opinião, decorrem de uma postura indevida por parte da própria classe. Como temer a concorrência dos bancos, que é um concorrente que não tem conhecimento técnico para concorrer com o consultor profissional, e a concorrência desleal. Porem ao citar a falta de pessoal qualificado das seguradoras e a falta de acesso aos departamentos da Cia, os Corretores estão enviando um aviso aos Seguradores. Tem que melhorar!”. Conclui Gustavo Doria Filho.
O estudo, que conta com a participação de Corretores de 14 estados, de todas as regiões do País, está a disposição das seguradoras e dos demais interessados, que podem comprá-lo através site www.cqcs.com.br ou do e-mail [email protected].

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