Debate Seguro | 11 de agosto de 2003 | Fonte: CQCS - Centro de Qualificação do Corretor de Seguro

Opinião CQCS – A Sul América e as reduções de comissão

Há algumas semanas temos tido aqui no site uma situação muito interessante, com uma série de demandas relativas ao extrato de comissão na Internet, o fim do 0800 para cálculo e a mudança na política de remuneração de Corretores no seguro de automóvel por parte da Sul América.
Tomamos todos os cuidados de não expressarmos a NOSSA opinião sem tomar consciência do posicionamento da Cia sobre o assunto.
Porém já temos uma opinião formada sobre os temas e, acreditamos, que a mesma pode ser muito útil , como insumo, para a composição da resposta da Sul América.
E é com o ÚNICO intuito de somar, que tomamos a liberdade de publicá-la hoje.
Disponibilizar os extratos de comissão via Internet é uma tendência natural, irreversível e o único cuidado deve ser com aqueles Corretores que não tem acesso a web. Temos certeza de que a Cia tem uma solução alternativa para estes casos. Caso contrário a Sul América deve deixar claro para os seus atuais, e futuros Corretores, que ter acesso a Internet é pré-requisito para manter, ou efetuar, o seu cadastro na Cia. Não vemos grande problema neste caso.
Disponibilizar um numero de 0800, gratuito, para cálculos é uma benesse da Cia, dado que a mesma disponibiliza para TODOS os Corretores os seus sistemas de cálculo informatizados.. Também não vemos problemas nisso.
A Sul América tem todo o direito de rever a sua política de comercialização sempre que considerar pertinente.
Alias, é um dever de qualquer Seguradora estar atenta a todos os desvios que possam colocar em risco o seu bom resultado. Os acionistas, funcionários, Corretores e segurados agradecem.
Isso mesmo!
Os Corretores agradecem! Pois todos nós conhecemos casos de Colegas que ficaram com comissões retidas e sinistros pendentes por terem colocado os seus riscos em Cias que não prestaram atenção a este BÁSICO fundamento e quebraram.
Portanto não vemos problemas quanto a este tópico.
Se está tudo certo, por que o CQCS está dando tanto espaço a este assunto?
Porque não está tudo certo…
Na NOSSA opinião o problema aqui não é o QUE, mas sim o COMO!
Um Corretor que está habituado a receber os seus extratos de comissão não pode DESCOBRIR que os seus informativos estão disponíveis na Internet. DEVE saber antes! DEVE ser informado através de correspondência direta e, se possível, divulgado nos veículos de informação.
Aquele profissional que vem, há anos, calculando todos os seus seguros no 0800 da Cia, não deve ficar satisfeito de CONSTATAR, na hora em que está precisando de um cálculo, que este serviço não está disponível. DEVE saber antes! DEVE ser informado através de correspondência direta e, se possível, divulgado nos veículos de informação.
E no caso da redução de comissão a situação fica mais grave!
Implica em redução do faturamento!
Mexe com o fluxo de caixa!
O PROFISSIONAL, E EMPRESÁRIO, fecha um negócio e organiza os seus pagamentos contando com aquele rendimento. Quando entra o crédito na sua conta, ele constata que está a menor do que o COVENCIONADO, quando não acordado, e ao procurar saber o motivo da incoerência é informado que a sua comissão FOI reduzida.
Não pode! Não é justo! E, principalmente, NÃO É ÉTICO!
O Corretor DEVE saber antes! DEVE ser informado através de correspondência direta e, se possível, divulgado nos veículos de informação.
Outro ponto de discórdia neste tópico é o argumento de que a redução de comissão é o motivo da redução do percentual de comissão.
Na NOSSA opinião este argumento, salvo algumas exceções, não se aplica ao pequeno e médio Corretor.
Mas alguns profissionais, que merecem todo o NOSSO respeito, acham coerente.
Mas é senso comum que se a Cia pretende utilizar a sinistralidade como fator de determinação do nível de comissionamento, que se apresente os relatórios de perfomance da carteira do Corretor e, se possível, por um período superior a 24 meses. O que, segundo os e-mails que recebemos, não está ocorrendo.
Resumindo, o grande problema que a Sul América está enfrentando é decorrente de uma comunicação, no mínimo, ineficiente.
Comunicação esta que não tem divulgado os casos dos Corretores que obtiveram uma melhora nas suas condições de comercialização, em função de uma baixa sinistralidade.
Pois eles existem! Mas ninguém lembra de exaltar.
E o que o CQCS considera um posicionamento justo?
Acha pertinente que a Cia informe se todos os Corretores só terão acesso aos seus extratos de comissão via Internet.
Consideramos justo que ela divulgue se o 0800 para cálculo está extinto. Se o fim deste serviço é a nível nacional ou regional.
E colocamos o NOSSO site, GRATUITAMENTE, a disposição da Cia para estes esclarecimentos, por considerá-los importantes para grande parte da NOSSA Comunidade.
Quanto ao comissionamento, achamos que a Cia deve informar FORMALMENTE a todos os Corretores que tiveram as suas condições alteradas, dar um prazo justo para que os que ficaram com o seu comissionamento reduzidos possam refazer a sua expectativa de receita e reembolsar TODOS aquele que foram SURPREENDIDOS do diferencial que esta mudança retirou dos seus faturamentos, sem nenhum aviso prévio, devidamente formalizado.
Se a Cia se interessar em divulgar as suas novas regras, também disponibilizamos espaço no site para a sua divulgação, sem custo para a Sul América, visando um mercado mais transparente.
Não acreditamos que a Cia esteja sujeita a um boicote em função destas alterações, mas temos certeza de que todos os Corretores que trabalham com a Sul América se lembrarão por muito tempo desta polêmica.
Resta saber se a Sul América quer ser lembrada como uma organização que tem a humildade de reorganizar uma situação mal conduzida ou como uma Cia que se sente no direito de alterar os seus acordos unilateralmente e sem o devido aviso prévio.
A Sul América é uma Cia que já superou um século de existência, o sobrenome Larragoiti se confunde com a história do seguro no Brasil e todos sabemos da importância da atuação dos Corretores de Seguros independentes nesta jornada que criou um dos maiores conglomerados de Seguros do Mundo.
Temos certeza da TOTAL INEXISTENCIA DE MÁ FÉ por parte da Cia, de seus representantes e acreditamos que este momento é uma oportunidade IMPAR da Sul América ratificar a sua parceria, e respeito, pelo Corretor Profissional de Seguros.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN