Debate Seguro | 18 de janeiro de 2004 | Fonte: CQCS

Corretor questiona Vera Cruz e Cia responde!

Caro Gustavo,

O CQSC é hoje um dos mais democráticos e importantes fóruns de discussão sobre os problemas de nós, corretores de seguros, por isso gostaria que você publicasse no site minha denúncia abaixo sobre uma prática adotada pela MAPFRE/VERACRUZ totalmente danosa aos nossos clientes e ao mercado de modo geral. Veja o que ocorre:

Veja até onde chega os absurdos de uma seguradora:

Há alguns meses a VERACRUZ/MAPFRE vem exigindo de todos os clientes que, em caso de sinistros com carros novos e decidam consertar seus veículos em Oficinas Autorizadas, a assinatura de uma declaração absurda, coercitiva e usurpadora dos direitos de nossos segurados (vide anexo), sem o que NÃO AUTORIZARÁ O SINISTRO DO SEGURADO.

O abuso vai mais além: a forma como a seguradora Mapfre trata o assunto, nos coloca como “ninguem” ao invés de parceiros que sempre pensamos ser, ou seja, estamos defendendo os claros direitos de nossos clientes e o que recebemos da seguradora são posições obtusas e intransigentes. O absurdo chega ao ponto de a seguradora exigir reconhecimento em cartório da declaração.

A seguradora está obviamente desvirtuando suas obrigações, procurando a cada dia eximir-se de suas responsabilidades assumidas por ocasião da efetivação do seguro. O “ terror” imposto ao segurado fica claro no trecho do “famigerado” TERMO DE RESPONSABILIDADE onde consta “ (…)tendo optado pelo não atendimento em uma das oficinas da sua rede referenciada e sim, por minha livre escolha,responsabilizo-me pela qualidade dos reparos realizados pela mesma, por eventuais divergências entre os valores do orçamento da Vera Cruz e da oficina e, também, por eventuais valores de diárias que venham a existir(…)”

Foi muito mais do que a indignação que me fez escrever . A revolta e apreensão com a repercussão negativa que atitudes como essa possam causar ao mercado, devastando a credibilidade da instituição do seguro conquistada a duras penas por todos nós ao longo dos anos, levando novamente a população a crer na antiga idéia de que “a seguradora faz de tudo para não pagar a indenização”.

Hoje a Mapfre/Vera Cruz recusa-se a autorizar um sinistro sem este TERMO DE RESPOSABILIDADE ilegal e imoral. Então cabe a nós, CORRETORES DE SEGUROS, mantenedores diretos da seguradora, fazer valer a nossa força e o nosso poder de fogo contra esta e qualquer outra outra ação autoritária desta ou de outra seguradora.

Vamos agir JÁ!
Ângelo Monteiro
CORRETOR DE SEGUROS
DIRETOR DO SINCOR-AM-AC-RR

Vera Cruz Mapfre Responde :

São Paulo, 16 de janeiro de 2004.
AO
CQCS
REFERENTE TERMO DE RESPONSABILIDADE – MAPFRE VERA CRUZ

Prezado Gustavo,

Inicialmente gostaria mais uma vez parabenizar o trabalho que o CQCS vem desenvolvendo na profissionalização de nosso mercado e também agradecer a imparcialidade com que somos tratados, sendo uma Cia. independente e que conta com Corretores de Seguros para fazer a distribuição dos seus produtos.

Com relação ao Termo de Responsabilidade que solicitamos aos nossos clientes quando optam por uma oficina não credenciada, temos como intenção preservar o consumidor e melhorar a imagem do próprio mercado, considerando o que segue:

Quando uma oficina é credenciada passa por um controle rigoroso de qualificação técnica de serviços, equipamentos e ainda avaliamos sua capacidade de gestão e financeira de honrar compromissos assumidos.

Com o grande número de empresas reparadoras que existem no mercado, é inviável para a Seguradora credenciar todas as oficinas, mesmo que todas cumprissem as premissas estabelecidas.

Portanto, nossa intenção é manter uma política de prestação de serviços com padrão de qualidade, garantindo o serviço executado em reparadores previamente cadastrados, visando ainda a customização com conseqüente redução do custo do seguro ao consumidor final, preservando seus direitos.

Atenciosamente,
Dirceu Tiegs
Dir. Desenv. Territorial
Javier Oliveros
Dir. Automóvel

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN